Via Verde disponível na maioria das autoestradas de Espanha

A Via Verde anunciou esta quarta-feira a assinatura de um acordo com a concessionária espanhola Abertis, que alarga a possibilidade de utilização dos dispositivos da empresa portuguesa em Espanha. Quase todas as autoestradas espanholas podem agora ser atravessadas com pagamento automático através da Via Verde.

Segundo a empresa do grupo Brisa – que apresentou recentemente uma nova imagem, inspirada num colibri – o acordo com a Abertis junta-se aos já assinados com as concessionárias espanholas Audasa e Itinere. Ao todo são 16 os troços de autoestrada abertos à Via Verde, espalhados um pouco por toda a Espanha, perfazendo um total de 2.100 quilómetros.

Para poder utilizar a Via Verde em Espanha é necessário aceder ao serviço específico Via Verde Traveller, “desenvolvido no âmbito do projeto-piloto de Interoperabilidade entre Portugal e Espanha”, segundo o comunicado da empresa.

Assim que o serviço está ativo, os condutores portugueses podem passar nas portagens espanholas sem parar, usando para esse efeito a faixa ‘Via-T’, o equivalente da Via Verde no país vizinho.

Os clientes da Via-T também podem aceder a um serviço que lhes permite passar, em Portugal, na faixa da Via Verde das portagens.

emanuel.costa@sol.pt