Conheça o GJ 1132b, o planeta “mais importante” fora do sistema solar

Um planeta com tamanho semelhante ao nosso, que gravita em torno da sua estrela a uma distância também semelhante da Terra em relação ao Sol foi descoberto e promete ser um dos mais interessantes para os cientistas. Há muitos anos que se descobrem objetos destes fora do nosso sistema, cujas órbitas e distâncias em relação…

Conheça o GJ 1132b, o planeta “mais importante” fora do sistema solar

Há muitos anos que se descobrem objetos destes fora do nosso sistema, cujas órbitas e distâncias em relação às suas estrelas fazem crer aos astrónomos que serão planetas que, como a Terra, podem ter condições para albergar formas de vida. Chamam-se exoplanetas (o CoRoT-7b, na imagem, é um exemplo) por se situarem fora do sistema solar.

Neste caso, o planeta, que dá pelo estranho nome de GJ 1132b, situa-se na constelação de Vela, visível no hemisfério Sul, e é cerca de 16% maior que a Terra. O interesse que gera deve-se ao facto de estar ‘perto’ de nós, ou pelo menos mais perto do que qualquer outro encontrado com características semelhantes. Embora, dizem os astrofísicos que o observam, à distância que está da sua estrela, não terá grandes condições para albergar vida (as temperaturas à superfície, avançam os cientistas, andarão à volta dos 260ºC), a sua proximidade permite observá-lo com alguns telescópios mais potentes. Os investigadores usaram o MEarth South, um grupo de oito telescópios robóticos de 40 cm que estão instalados no Observatório Interamericano do Chile para detetar o planeta.

Essa hipótese de o observar pode, por um lado, permitir saber se o planeta tem atmosfera e quais serão as suas características e ir à procura, nas ‘redondezas’, de planetas mais frios ou com temperaturas teoricamente mais harmoniosas para a existência de vida.