Migrantes. Oxfam acusa Bulgária de maus tratos

Os migrantes que atravessam a Bulgária quando se dirigem para a Europa ocidental são alvo de violência, ameaças e até ataques de cães da polícia, segundo um novo relatório divulgado hoje pela organização contra a pobreza Oxfam.

Migrantes. Oxfam acusa Bulgária de maus tratos

No relatório, com base em entrevistas a mais de 100 migrantes que chegaram à Sérvia vindos da Bulgária, indica-se que eles sofreram "extorsão, roubo, violência física, uso de armas, ameaças de deportação e ataques de cães da polícia".

A maioria disse ter sido maltratada por polícias de guarda à fronteira sudeste do país com a Turquia, mas alguns também se queixaram de autoridades em centros de acolhimento na Bulgária.

"Os chocantes maus tratos de pessoas que fogem de conflitos e da pobreza são totalmente inaceitáveis, sobretudo num Estado membro da União Europeia (UE)", disse Nikolina Milic, do Centro para os Direitos Humanos de Belgrado, que realizou o inquérito para a Oxfam.

"Pedimos uma investigação independente aos incidentes na Bulgária e apelamos ao governo búlgaro para condenar estes abusos dos direitos humanos o mais firmemente possível", adiantou.

O caminho pela Bulgária permite evitar a perigosa passagem marítima entre a Turquia e as ilhas gregas, mas o país mais pobre da UE instalou uma vedação de arame farpado de 30 quilómetros e colocou mais de 1.000 polícias na sua fronteira de 260 quilómetros para evitar o trânsito de migrantes.

Confrontada com as acusações, uma porta-voz do Ministério do Interior da Bulgária disse à agência France Presse: "Não vamos comentar por enquanto".

Avgustina Videva, porta-voz da agência para os refugiados da Bulgária, indicou: "Não tivemos quaisquer sinais de abusos nos centros de refugiados".

Lusa/SOL