Noite de terror: Pelo menos 129 mortos e 352 feridos

Sete ataques terroristas espalharam o horror no 10.º Bairro e depois no 11.º Bairro de Paris, pelas 21h30 (22h30 de Portugal), provocando pelo menos 129 vítimas mortais, e 352 feridos, entre os quais 99 em estado grave. Os atentados atingiram os bares-restaurante Le Carrillon e Le Petit Cambodge, dois snack-bar perto do Estádio de França (onde decorria o embate de seleções…

Noite de terror: Pelo menos 129 mortos e 352 feridos

Acompanhe com o SOL:

– Existe uma ligação "fundamentada" entre os atentados de Paris e um homem detido na Alemanha na semana passada na posse de armas automáticas e explosivos, revelou o ministro-presidente da Baviera.

– Um passaporte sírio foi encontrado no corpo de um dos terroristas mortos, revela a Associated Press, citando fonte da polícia francesa.

– Atualização oficial na manhã de sábado:  Os atentados causaram pelo menos 128 mortos e cerca de 180 feridos, 80 dos quais em estado crítico, disseram fontes policiais francesas. Oito terroristas, todos com coletes de explosivos, atacaram seis locais – entre eles uma sala de espetáculos e o estádio nacional, onde decorria um jogo de futebol entre as seleções de França e da Alemanha. Dos oito atancantes, sete dos quais suicidas, morreram, de acordo com as mesmas fontes. 

– Ponto de situação (4h30): Oito terroristas morreram esta sexta-feira, entre eles sete atacantes suicidas carregados de explosivos, ao fim de vários atentados terroristas em Paris, revela a AFP.

Três fizeram-se explodir no Bataclan e um terá sido abatido pela polícia francesa. Outros três morreram nas explosões que abalaram o Estádio de França, no norte de Paris, e um quarto elemento foi morto quando circulava numa rua do leste da capital, segundo as autoridades.

– São já várias as cidades a 'vestirem' as cores francesas, em jeito de homenagem às vítimas dos múltiplos ataques terroristas:

 

 

– Os feridos no Bataclan começam a ser evacuados (3h51):

 

– ÚLTIMA HORA (3h29): Sobe para oito o número de terroristas 'neutralizados':

 

 

ATUALIZAÇÃO: Os múltiplos ataques em Paris provocaram mais de 200 feridos, dos quais 80 estão em estado grave, informam as autoridades francesas.

– O duo da banda Eagles of Death Metal está bem, diz a CNN. Banda tem na agenda um concerto em Portugal para Dezembro.

– Um vídeo publicado nas redes sociais mostra centenas de pessoas a cantarem o hino nacional francês à saída do Estádio de França, onde estiveram retidas:

 

 

– Os autores do ataque terrorista à sala de espetáculos do Bataclan terão justificado os seus atos com a intervenção francesa na Síria, segundo a AFP e o Libération:

"Ouvi os reféns dizerem claramente 'A culpa é de Hollande. A culpa é do vosso Presidente. Ele não devia intervir na Síria'. Eles também falaram do Iraque", contou uma das testemunhas presentes no local.

– Ao contrário do que divulgou François Mollins (procurador) há momentos, a polícia francesa dá agora conta da morte de sete terroristas: Três que perderam a vida nas explosões do Estádio de França, no norte de Paris, e outros quatro no ataque ao Bataclan (três deles fizeram-se explodir).

– François Mollins, procurador de Paris, revelou que "foram neutralizados cinco terroristas".

– Os cúmplices dos terroristas podem estar em fuga:

 

 

– Pelo menos 153 pessoas morreram nos ataques terroristas em Paris, avança a CNN, citando fontes oficias francesas.

– A Justiça francesa abriu um inquérito por assassínios relacionados com ação terrorista. "A investigação vai procurar determinar o que aconteceu em seis locais: no Estádio de França, na Avenida de Charonne, com 18 mortos, na Avenida Voltaire, na rua Alibert, com 14 mortos, na rua Fontaine au Roi, com cinco mortos", afirmou o procurador. Com a tomada de reféns no Bataclan, que terminou com o assalto da polícia, o número é "extremamente pesado", acrescentou.

– “Há feridos que falam português a sair daqui, mas a polícia não deixa aproximar-se deles”, escreve no Twitter Duarte Levy, um jornalista freelancer em Paris. Por sua vez, o cônsul-geral de Portugal em Paris, Paulo Neves Pocinho, diz que "ainda é muito cedo" para saber se há portugueses entre as vítimas dos ataques desta noite, mas declarou que "a Embaixada e o Consulado estão de prevenção" e que já contactaram as autoridades francesas.

–  #StandWithParis é a hashtag usada no Twitter para acompanhar as demonstrações de solidariedade para com a dor dos franceses.

– Hollande fala à porta do Bataclan. "Vamos liderar o combate, que será impiedoso"

Estado Islâmico reivindica o "11 de Setembro de França" através da secção francesa da sua revista de propaganda Dabiq, avança a agência ANSA. 

– Quatro terroristas foram abatidos durante o assalto ao Bataclan.

– Nova Iorque passa a estar em alerta máximo para ataques terroristas. Em comunicado, o gabinete antiterrorista do departamento da polícia destacou vários dos grupos de resposta crítica, assim como diversas equipas para as áreas mais concorridas da cidade, assim como proteção adicional para as instalações do Governo francês naquela cidade.

– Bélgica encerrou fronteiras, convocou um centro de crise e criou um comité ministerial para realizar as primeiras avaliações aos atentados de Paris.

– Depois de terminado o assalto policial, François Hollande está a caminho do Bataclan.

– Iluminação da Torre Eiffel foi desligada.

– O número de mortos do ataque terrorista à sala de espetáculos Bataclan, em Paris, já ascende a 100, informaram fontes policiais, depois de terminada a operação de resgate dos reféns.

– O presidente francês, François Hollande, está a caminho do Bataclan, para se inteirar da situação. Quando o Bataclan foi atacado estavam cerca de 1.500 pessoas a assistir a um concerto. Durante ao assalto policial foram mortos três presumíveis terroristas. 

As imagens de uma noite que vai mudar a Europa

– Membros da equipa da banda que estava a atuar no Bataclan, os Eagles of Death Metal, deixaram uma mensagem na página oficial do grupo: “Ainda estamos a tentar determinar a segurança e o paradeiro de todos os membros da banda e da equipa. Os nossos pensamentos estão com todas as pessoas envolvidas nesta situação trágica”.

– Pela dimensão, coordenação, poder de fogo e, principalmente, pela crueldade demonstrada, são muitos os detalhes que apontam para um envolvimento do Estado Islâmico nos ataques de Paris.

– Já depois da meia-noite terminou o assalto policial à sala de concertos, tendo sido neutralizados todos os sequestradores.

– Durante o assalto, que começou por volta das 23h20, puderam ver-se bombeiros a retirarem constantemente vítimas mortais. Já perto da meia-noite, as autoridades conseguiram resgatar 100 reféns.

 

La châleur et le ronron des guitares. #bataclan #gig #eaglesofdeathmetal

Uma foto publicada por VV. (@vvaah) a

Imagem do concerto que estava a decorrer no Bataclan

 – Os relatos dos reféns que conseguiram escapar são de absoluto terror e fazem adivinhar uma carnificina. Os terroristas terão abatido com disparos de armas automáticas um a um os espetadores, fazendo apenas pausas para recarregar as armas.

–  Uma testemunha entrevistada pela rádio France Info e citada pela agência France-Presse contou que os assaltantes do Bataclan gritavam ‘Allahu Akbar’ (‘Deus é grande’) enquanto disparavam sobre a assistência. "Consegui fugir com a minha mãe, conseguimos evitar os tiros, havia muitas pessoas pelo chão", contou o jovem, chamado Louis. "Os homens chegaram e começaram a atirar no local de entrada, atiravam contra a multidão, gritando, com as armas em punho".

 – Polícia francesa adianta que pelo menos duas explosões, incluindo a bomba que se ouviu no Estádio de França, em Paris, terão sido resultado de dois ataque suicidas, já que foram descobertos corpos desmembrados num cenário que faz as autoridades acreditarem neste género de ataque.

 

– No total, houve sete ataques, no 10º Bairro e depois no 11.º Bairro de Paris. O primeiro ataque terá sido no bar Le Carrilon, pelas 21h20. Uma jornalista do Libération que estava no local refere ter visto pelo menos dois atiradores que dispararam com armas Kalachnikov sobre o bar e depois puseram-se em fuga. "Só se ouvias pessoas a gritar, havia uma dezena de corpos no chão", contou uma testemunha àquele jornal francês.

– Os vários ataques ocorreram praticamente em simultâneo e enquanto decorria o jogo de futebol entre as seleções francesa e alemã no Estádio de França. As autoridades procederam à evacuação de vários edifícios e retiraram François Hollande do estádio de helicóptero, onde assistia à partida.

 – A câmara de Paris pediu aos residentes da capital francesa para que se mantenham em casa "à espera de instruções das autoridades".

 – As imagens em direto transmitidas por televisões e redes sociais mostram um ambiente tenso e de grande confusão, com som intenso de sirenes e muitos agentes de autoridade nas ruas. 

 – Durante o jogo França-Alemanha, os espetadores viveram momentos de pânico quando se aperceberam dos sons de tiros e explosões, assim como da passagem de um helicóptero a sobrevoar o estádio para de seguida transportar o presidente francês. 

– Na manhã desta sexta-feira já o hotel Molitor, onde estava alojada a seleção alemã, foi evacuado devido a uma ameaça de bomba. O alerta, anónimo, foi dado por telefone e uma equipa de inativação de explosivos dirigiu-se para o local.