Papa pede que portas das igrejas estejam abertas apesar das ameaças

O papa Francisco afirmou hoje que as portas das igrejas católicas de todo o mundo devem permanecer abertas, apesar das crescentes ameaças à segurança, na sequência dos atentados de sexta-feira, em Paris.

Papa pede que portas das igrejas estejam abertas apesar das ameaças

"Por favor, nada de portas blindadas na Igreja, tudo aberto", disse Francisco, de 78 anos, aos peregrinos.

"Há lugares no mundo em que as portas não devem ser fechadas à chave. Ainda há alguns, mas também em muitos as portas blindadas tornaram-se na norma", acrescentou.

O papa não se referiu explicitamente aos atentados terroristas de sexta-feira em Paris, nos quais morreram 129 pessoas e mais de 300 ficaram feridas.

As declarações de Francisco surgem num contexto de intenso debate em Itália sobre a segurança do Vaticano e de Roma, vistos como potenciais alvos dos militantes islamitas.

"A Igreja foi encorajada a abrir as suas portas nestes tempos difíceis", sublinhou, numa alusão às pessoas à margem da instituição e aos milhares de migrantes que chegam à Europa e que o papa pediu para serem recebidos pelas paróquias europeias.

As autoridades italianas anunciaram este semana o encerramento do espaço aéreo de Roma a 'drones' (aparelhos aéreos não tripulados) durante as cerimónias do início do ano do jubileu, a 08 de dezembro, e para as quais são esperados milhões de peregrinos.

A segurança foi também reforçada em aeroportos e estações de caminhos-de-ferro, tendo sido destacadas mais 700 tropas nos espaços públicos de Roma.

Lusa/SOL