Esquerda chumba 25 de Novembro na Assembleia

Os partidos da esquerda faltaram à reunião do grupo de trabalho que tinha como objetivo estudar o tipo de cerimónia evocativa do 25 de Novembro. Sendo assim, não haverá qualquer cerimónia institucional por parte da Assembleia da República que assinale esta data histórica. 

Esquerda chumba 25 de Novembro na Assembleia

 “Não chegou a haver reunião. A maioria parlamentar achou que a iniciativa não era suficientemente relevante”, diz ao SOL o vice-presidente da Assembleia da República, o socialista Jorge Lacão.

A reunião do grupo de trabalho estava marcada para esta manhã mas PS, BE, PCP e PEV não chegaram sequer a nomear membros para participar, por não haver “interesse” por parte destes partidos, justificou Lacão.

Assim, “não haverá qualquer iniciativa institucional do Parlamento como tal, o que não invalida que outros partidos não o façam, mas isso cabe aos partidos”.

A proposta de comemoração do 25 de Novembro tinha sido feita por PSD e CDS. Esta é mais uma farpa a juntar à crispação crescente entre os partidos da direita e da esquerda no Parlamento. 

sonia.cerdeira@sol.pt