Jipe de duas toneladas atravessa ponte de folhas de papel

Para assinalar os 45 anos do Range Rover, a marca britânica de veículos de todo o terreno Land Rover apostou numa façanha no mínimo inesperada. Numa performance na China, o SUV de luxo atravessou uma ponte feita de folhas de papel, sem estarem coladas ou aparafusadas.

A ponte de papel foi montada em Suzhou, cidade perto de Xangai conhecida como a ‘Veneza do Leste’. A estrutura, feita com 54.390 folhas de papel, demorou três dias a erguer e tem o formato de um arco com cinco metros de comprimento e 3,4 de altura. Foi desenhada pelo artista britânico Steve Messam.

A escolha da China deveu-se ao aniversário do Range Rover, lançado em 1970, e à presença do modelo no Salão Automóvel de Guangzhou, naquele país, a partir desta sexta-feira.

O Range Rover é um dos modelos mais conhecidos da marca britânica detida pelos indianos da Tata, pelo seu luxo, mas também pelas capacidades de todo o terreno que continua a manter. Isto mesmo que a maior parte dos seus condutores, clientes do segmento médio alto ou alto, não se atrevam a sujar ou riscar o carro.

Em 1972, dois anos após ser colocado à venda na icónica versão de três portas, o Range Rover foi o primeiro veículo, que se saiba, a atravessar o ‘Tampão de Darién’, zona praticamente intransponível de florestas densas e pântanos que separa o Panamá de Colômbia. Já em 1979, foi o vencedor da primeira edição do já extinto rally Paris-Dakar.

Quanto a tecnologia, segundo um comunicado da marca, o Range Rover tornou-se em 1989 o primeiro 4X4 a estar equipado com ABS, e em 1992 a Land Rover introduziu no modelo – e no segmento TT – o primeiro sistema de tração eletrónico, bem como uma suspensão hidráulica eletrónica também.

A atual versão do SUV, a quarta, é totalmente construída em alumínio. Ainda assim, o modelo que atravessou a ponte de papel pesava perto de 2.400 kg, ao passo que a estrutura que o suportou se ficava por algumas centenas.

emanuel.costa@sol.pt