Mentor dos atentados filmado no metro

Não terá sido apenas mentor dos atentados de sexta-feira 13 em Paris, acreditam as autoridades francesas: o belga de origem marroquina Abdelahamid Abaaoud pode ser o terceiro elemento do grupo de terroristas que assassinou mais de 30 pessoas em esplanadas de restaurantes e cafés em cerca de 15 minutos. As câmaras de vigilância do metro…

Mentor dos atentados filmado no metro

Abaaoud foi filmado a entrar na estação Croix-de-Chavaux, linha 9, em Monteuil (Saint-Denis), às 22h14 de sexta-feira. A informação, avançada pela estação belga BFMTV, foi depois confirmada ao L’Express por uma fonte da investigação.

A presença de Abaaoud àquela hora, naquele local, apoia a tese de que ele seria o terceiro elemento do comando jihadista que atacou os cafés na noite de 13 de novembro, entre as 21h25 e as 21h40.

Testemunhas tinham falado de um terceiro homem – além dos irmãos Brahim, que se fez explodir sem vítimas, e Salah Abdeslam, ainda a monte. E o carro usado nos ataques, um Seat Leon preto, com três Kalashnikovs e munições, foi detetado na manhã de domingo a 250 metros da mesma estação de metro onde Abaaoud foi filmado, e nas proximidades do apartamento onde Abaaoud seria morto pelas autoridades dias depois.

Abatido na operação policial de quarta-feira num apartamento em Saint-Denis – embora só tenha sido identificado no dia seguinte –, Abaaoud era considerado pelas forças de segurança o cérebro dos ataques parisienses (e de outros, frustrados ou evitados em solo gaulês). Mas o jovem de 28 anos, criado em Molenbeek, estaria na Síria, segundo as primeiras informações avançadas. Cruzamento de dados, escutas telefónicas e uma dica à Polícia levaram as autoridades à casa na Rue du Corbillon, onde foram disparados mais de 5 mil tiros e Abaaoud recuperado com o corpo “crivado de projéteis”, segundo comunicado do procurador parisiense.

ana.c.camara@sol.pt