Pêra-Manca tinto 2011 com selo de autenticidade

O Pêra-Manca tinto 2011, a nova edição do mais emblemático vinho tinto da Fundação Eugénio de Almeida, foi apresentado ao mercado com um sistema de segurança que permite ao consumidor garantir a sua autenticidade. 

A novidade consiste num código único – associado à utilização de uma imagem holográfica – que está incorporado na cápsula da garrafa e pode ser validado no sítio da internet da marca, dando assim a garantia de aquisição de uma garrafa original.

José Mateus Ginó, diretor comercial da Fundação, admite que “perante as tentativas de práticas fraudulentas no setor, nomeadamente a falsificação de vinhos topo de gama” é importante criar “métodos fiáveis” que permitam “proteger o consumidor de fraudes ou falsificações garantindo-lhe a autenticidade do vinho que adquire”.

Produzido apenas em anos de colheita excecional, o Pêra-Manca tinto foi apresentado pela primeira vez em 1990. Segundo Pedro Baptista, enólogo da Fundação Eugénio de Almeida, a colheita tinto 2011 responde aos “critérios de qualidade a que este vinho obriga”.

Elaborado a partir das habituais castas Trincadeira e Aragonez, provenientes de talhões de uma das vinhas mais velhas da Fundação Eugénio de Almeida, “foi possível a obtenção de um vinho bastante equilibrado e elegante, com uma frescura ímpar para o habitual na região”, acrescentou ao SOL o enólogo.

Desta colheita foram produzidas apenas 31 mil garrafas, fator que associado à procura do mercado leva a que o vinho sofra este ano um forte aumento de preço, saindo à porta da adega a 150€. Os principais mercados importadores deste vinho são Angola e o Brasil.

Notas de Prova:

O Pêra-Manca tinto 2011 fermentou em balseiros de carvalho francês com temperatura controlada a que se seguiu maceração pós-fermentativa prolongada. Estagiou dezoito meses em tonéis de carvalho francês, tendo sido engarrafado em abril de 2013. O estágio em garrafa foi feito, como é tradição, nas caves do Mosteiro da Cartuxa. Exibe cor granada viva e densa. O aroma é cheio e complexo, com notas intensas de fruta madura, especiarias e um suave tostado muito delicado. Na boca mostra fruta profunda, muito denso e concentrado, com estrutura e volume de taninos firmes mas muito elegantes. Complexo, de acidez equilibrada e elevada frescura, surge concentrado e complexo, terminando com suaves notas balsâmicas conjugadas com fruta densa e envolvente.