Benjamin Clementine vence Mercury Prize

Benjamin Clementine é o vencedor deste ano do Mercury Prize, um dos mais importantes prémios de música do Reino Unido. O músico – que lançou antes do verão o seu disco de estreia, “At Least For Now” – tem agendada para Portugal uma pequena digressão na próxima semana, que começa já no domingo, no Theatro Circo…

Em entrevista ao SOL (que pode ser lida na íntegra na edição em papel já nas bancas), o artista disse que a sua música "não é feita para prémios", mas a receber algum "o Mercury é o único" que ambicionou. A pouco mais de uma semana da cerimónia (quando falou com o SOL por telefone), Benjamin disse estar "um pouco nervoso" com a aproximação do prémio, até porque alguns dos vencedores anteriores, como Antony and the Johnsons, são uma das suas grandes referências.  

Ao receber esta noite a distinção, o músico fez um discurso bastante emocionado e, inclusive, chorou. "Ainda não acredito que ganhei", começou por dizer, para depois acrescentar: "Nunca pensei dizer isto, mas se alguém me está a ver, seja uma criança ou um jovem estudante, o 'mundo é a vossa ostra'. Não se inibam e alcancem o que quiserem". 

Por fim, Benjamin Clementine dedicou a distinção às vítimas dos ataques de Paris, e foi nesse momento que não conseguiu conter as lágrimas. Foi na capital francesa que o músico foi descoberto, quando vivia como sem-abrigo e cantava no metro de Paris. 

alexandra.ho@sol.pt