Este enfermeiro tentou reanimar um dos autores dos ataques de Paris [vídeo]

Um enfermeiro tentou reanimar um dos autores dos atentados de Paris. O vídeo do momento foi divulgado na internet.

David explicou que estava no café Comptoir Voltaire, a jantar com um amigo, quando se deu uma explosão, que inicialmente pensou ter sido uma explosão de gás. “Havia uma chama enorme, havia pó. Pensei imediatamente nos aquecedores. Gritei: ‘Desliguem o gás’. Estava o pânico instalado, pessoas a correr para fora do restaurante. Saí da sala de jantar e fui para a esplanada”, contou à Reuters.

Foi nessa altura que encontrou um homem, no meio das cadeiras e das mesas viradas ao contrário, e começou a fazer manobras de reanimação. David estava convencido de que se tratava de um cliente. A vítima tinha uma abertura de lado, com cerca de 30 centímetros. Quando rasgou a t-shirt do homem é que percebeu que algo de mais grave se passava. “Havia vários fios: um branco, um preto, um vermelho e um laranja. Quatro cores diferentes. Foi nessa altura que percebi que ele era um bombista suicida”, afirmou o enfermeiro de 46 anos.

O homem que estava a tentar reanimar era Brahim Abdeslam, um dos terroristas envolvido nos atentados na capital francesa. Apesar de se ter feito explodir, foi a única vítima a registar no café Comptoir Voltaire.

No vídeo, podem ver-se dois homens a fazer manobras de reanimação do lado de fora do café. Um deles era David. “O primeiro fio que vi foi o vermelho. Acho que era o detonador”.

Entretanto, os bombeiros chegaram e, entre eles, estava um conhecido do enfermeiro, a quem explicou o que tinha encontrado. “Ele olhou para mim e começou a gritar para toda a gente sair do local”.

O enfermeiro explicou ainda que não viu Brahim a aproximar-se do restaurante e acredita que este estava sentado na esplanada, quando se fez explodir. A polícia depois explicou a David que a bomba do terrorista não tinha explodido por completo.