Chipre vai deportar seis franceses suspeitos de ligações a grupos extremistas islâmicos

Chipre deverá deportar seis cidadãos franceses para a Suíça, que foram detidos no principal aeroporto da ilha e são suspeitos de ligações a grupos extremistas islâmicos, anunciaram hoje responsáveis oficiais cipriotas.  

Os seis homens com passaportes franceses, cinco de origem turca e um de descendência argelina, foram presos no sábado após a sua chegada ao aeroporto de Larnaca, num voo proveniente de Basileia, na Suíça. 

A polícia disse que os suspeitos têm idades entre os 25 e os 33 anos.

O ministro da Justiça, Ionas Nicolaou, disse à rádio estatal que pelo menos três dos seis suspeitos "parecem ter fortes ligações a grupos terroristas".

"Existiam suspeitas contra estes indivíduos específicos na sua chegada à ilha", disse Nicolaou.

"Temos informações que sugerem fortes ligações a grupos terroristas, enquanto a Interpol já nos tinha informado que três destes suspeitos foram identificados como tendo ligações a organizações terroristas", adiantou.

"Os restantes três também parecem ter alguma espécie de ligação", acrescentou.

O mesmo responsável esclareceu mais tarde que "estas pessoas (…) serão reenviadas por motivos de segurança".

Após o seu regresso forçado à Suíça, os suspeitos serão entregues às autoridades francesas, precisou à agência noticiosa AFP a polícia federal suíça.

 Chipre reforçou a sua segurança nos seus aeroportos, portos e outros locais públicos na sequência dos ataques 'jihadistas' em Paris de 13 de novembro que provocaram 130 mortos. 

Lusa/SOL