António Vitorino e Jacques Dellors apelam à união dos governos na luta contra terrorismo

O antigo comissário europeu António Vitorino, juntamente com o ex-presidente da Comissão Europeia Jacques Delors e vários nomes da política europeia apelaram hoje à união dos chefes de Estado e de Governo no combate à ameaça terrorista.

Num artigo publicado hoje no jornal Público, António Vitorino e Jacques Delors e os membros do Comité Europeu de Orientação 2015 do Instituto Jacques Dellors, entre os quais os portugueses Vitor Martins, ex-secretário de Estados dos Assuntos Europeus, e Maria João Rodrigues, ex-ministra da Qualificação e Emprego do Governo socialista de António Guterres.

"Apelamos aos chefes de Estado e de Governo para entenderem a dimensão destas crises sem precedentes a partir de uma visão política clara: devemos unir-nos para combater a ameaça terrorista, na Europa, como fora dela; os refugiados são vítimas, não são ameaças; e os europeus são suficientemente fortes para garantirem de forma duradoura o seu acolhimento e a sua integração", pode ler-se no início da missiva.

Com o título "Schegen está morto? Viva Schengen!", os membros do Comité Europeu de Orientação 2015, apelam aos chefes de Estado e de Governo para que desenvolvam "uma diplomacia mais pró-ativa para estabilizar a vizinhança europeia e aumentar a sua ajuda aos países que acolhem hoje a maioria dos sírios que pedem asilo (Turquia, Jordânia e Líbano), de modo a permitir que os refugiados fiquem na região de origem".

Os 39 membros do comité apelam também ao reforço dos controlos das fronteiras, intensificando a luta contra "os terroristas, as redes, os passadores e a criminalidade organizada" e também às trocas entre os serviços de polícia e de informações.

 Lusa/SOL