Novo dono da TAP vende 23% da Azul a grupo chinês

David Neeleman, um dos novos donos da TAP, vendeu a um grupo chinês 23,7% da companhia aérea que detém no Brasil, a Azul. O empresário americano vai encaixar 427 milhões de euros com a operação (1,7 mil milhões de reais).

O comprador é o grupo HNA, o quarto maior grupo na China na aviação comercial. Segundo a Globo, os chineses asseguram representação no Conselho de Administração e serão o maior investidor individual da companhia.

Em comunicado, a companhia brasileira fundada pelo norte-americano David Neeleman refere que este negócio trará “benefícios importantes para a Azul”, nomeadamente o fortalecimento financeiro, a melhoria dos planos de renovação da frota, dos produtos e serviços ao cliente e a amortização de dívidas.

A Azul tem a terceira quota de mercado no Brasil, atrás da TAM e da Gol. A venda da participação de Neeleman surge depois do anúncio de outra transação feito no Verão. Em junho, a norte-americana United Continental, proprietária da United Airlines, anunciou a compra de 5% da Azul, numa operação estimada em 100 milhões de dólares.

David Neelman fundou a Azul em 2008 e desde então expandiu os  negócios no setor. Há pouco mais de uma semana, em parceria com o empresário português Humberto Pedrosa, comprou 61% do capital da TAP.

joao.madeira@sol.pt