Reunião extraordinária da NATO sobre abate de avião russo pela Turquia

A NATO vai realizar hoje uma reunião extraordinária, a pedido da Turquia, sobre o abate de um avião russo na fronteira turco-síria, disse um responsável da Aliança Atlântica.

Reunião extraordinária da NATO sobre abate de avião russo pela Turquia

"A pedido da Turquia, o Conselho do Atlântico Norte vai realizar uma reunião extraordinária às 17h00 (16h00 TMG e Lisboa). O objetivo desta reunião extraordinária é a Turquia informar os aliados sobre o abate de um avião russo", disse a fonte, citada por agências internacionais.

O Conselho do Atlântico Norte reúne os embaixadores dos 28 Estados membros da NATO.

A Turquia anunciou hoje que dois dos seus caça-bombardeiros F-16 abateram um SU-24 russo que violou o espaço aéreo turco junto à fronteira com a Síria dez vezes num período de cinco minutos, ignorando todos os avisos.

Em Moscovo, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, afirmou que o incidente é "muito grave", mas remeteu outros comentários para quando estiverem esclarecidas todas as circunstâncias.

"É um facto muito grave, mas sem ter informação plena é impossível e seria incorreto dizer alguma coisa", disse Peskov à imprensa russa.

O Ministério da Defesa russo disse não poder precisar as causas da queda do avião, mas assegurou que "o avião manteve-se sempre e exclusivamente em espaço aéreo sírio, como ficou registado nos radares".

Lusa/SOL