Quercus denuncia descarga de água contaminada para o Tâmega

A Quercus denunciou hoje a existência de efluentes industriais “que vertem diretamente para uma linha de água, sem qualquer tipo de tratamento”, em Vale Salgueiro, no Outeiro Seco (Chaves). 

Em comunicado, os ambientalistas dizem que verificaram “uma tubagem a despejar um grande caudal de água de cor escura e com cheiro fétido para a linha de água”. E, continua a nota, “segundo o testemunho de um proprietário de terrenos próximos à descarga, quando chove mais, a água transborda do ribeiro, ficando os terrenos circundantes inundados” com a mesma.

Esta linha de água, sublinha a associação ambientalista em comunicado, “descarrega a poluição recebida diretamente no rio Tâmega”. E continua: “os efluentes vêm de empresas no Parque Empresarial do Município de Chaves, acontecem “há mais de sete anos” e o “município de Chaves já foi, por várias vezes, informado por escrito deste crime ambiental, em diversas denúncias formuladas por cidadãos”.

A câmara não será a única entidade pública informada sobre as descargas. Segundo os ambientalistas, todas as entidades públicas competentes em matéria defesa do ambiente: a “Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, a Agência Portuguesa do Ambiente e a Inspeção-Geral dos Ministérios do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia e da Agricultura e do Mar também já têm conhecimento desta situação”.

Condenando a “passividade” das entidades competentes face a uma situação que ocorre “às claras e descaradamente”, a Quercus salienta ainda que, além das linhas de água que colocam “em causa a saúde pública das populações”, este crime ambiental “também contamina os solos, pondo em causa a “qualidade e sanidade dos produtos agrícolas aí produzidos”.

A associação apela “ao município de Chaves e à Agencia Portuguesa do Ambiente que ponham cobro imediatamente a esta situação e que cancelem as licenças de descarga em meio hídrico das empresas poluidoras”.

sonia.balasteiro@sol.pt