EUA e França mantêm-se unidos contra o terrorismo, diz Obama

O Presidente norte-americano, Barack Obama, disse hoje ao seu homólogo francês, François Hollande, que os Estados Unidos e a França mantêm-se unidos na luta contra o terrorismo. 

EUA e França mantêm-se unidos contra o terrorismo, diz Obama

"Somos todos franceses", declarou Obama, em francês, dirigindo-se a Hollande, que hoje deslocou-se a Washington para debater formas de combater o grupo extremista Estado Islâmico (EI). 

"Estamos aqui para declarar que os Estados Unidos e a França estão unidos em total solidariedade para levar à justiça os terroristas e aqueles que os mandaram, e para defender as nossas nações", disse o chefe de Estado norte-americano, numa conferência de imprensa conjunta com Hollande.

O encontro entre os dois governantes acontece 11 dias depois dos atentados de Paris – perpetrados no passado dia 13 de novembro e que fizeram 130 mortos -, e insere-se numa ronda de contactos diplomáticos iniciada esta semana por Hollande.

Os ataques em Paris foram reivindicados pelo grupo radical sunita EI.

Na mesma intervenção, Obama exortou a União Europeia (UE) a avançar com um acordo que possa exigir às companhias aéreas a partilha de informações sobre passageiros e que essas informações fossem partilhadas com os Estados Unidos.

Segundo Obama, após os atentados de Paris, verificou-se um reconhecimento crescente no seio da Europa que era preciso fazer mais para impedir o fluxo de combatentes estrangeiros.

"Como parte disso, exorto a UE para finalmente criar um acordo (…) que exigiria às companhias aéreas a partilha de informações sobre passageiros, como forma de travar os combatentes terroristas estrangeiros de entrarem nos nossos países sem serem detetados", disse Obama.

O Presidente norte-americano garantiu igualmente que os americanos não serão intimidados pelo terrorismo.

Lusa/SOL