Capoulas Santos, o regresso à Agricultura

Natural de Montemor-o-Novo, Capoulas Santos é um dos ministros do novo Governo com mais experiência política na sua área. Aos 64 anos, assume a pasta da Agricultura depois de uma década no Parlamento Europeu, onde acompanhou de perto dossiês da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural, sendo reconhecido pelos seus pares pelo conhecimento profundo das pastas…

Natural de Montemor-o-Novo, Capoulas Santos é um dos ministros do novo Governo com mais experiência política na sua área. Aos 64 anos, assume a pasta da Agricultura depois de uma década no Parlamento Europeu, onde acompanhou de perto dossiês da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural, sendo reconhecido pelos seus pares pelo conhecimento profundo das pastas que assumiu. Em 2012, a revista política The Parliament elegeu-o como melhor eurodeputado na sua área.

O socialista eleito pelo círculo de Évora a 4 de outubro foi o relator da nova Política Agrícola Comum (PAC), aprovada em 2014, tendo conseguido defender em Bruxelas os interesses dos países do sul da Europa – tendo conseguido incluir nesta reforma o financiamento para concluir o investimento na barragem de Alqueva.

Em Portugal, Luís Capoulas Santos foi secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural de 1995 a 1998, nos governos de António Guterres. Em 1998, assumiu pela primeira vez a pasta da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, substituindo Gomes da Silva. Foi ministro até abril de 2002, quando cessou funções o segundo Governo de Guterres, que se demitira em dezembro de 2001.

Licenciado em Sociologia pela Universidade de Évora, foi ainda professor do ensino secundário e técnico superior do Ministério da Agricultura. No último ano, foi uma das visitas mais frequentes que José Sócrates teve na cadeia de Évora.

sonia.balasteiro@sol.pt