Lembra-se da canção da Rua Sésamo? Quase 50 anos depois vai mudar

Há quase 20 anos que a Rua Sésamo não tem versão portuguesa, mas são certamente muitas as pessoas que ainda conseguem cantar o famoso refrão ‘aprender como se vai até à Rua Sésamo’. Nos Estados Unidos serão milhões a saber a letra em inglês, uma vez que o programa é emitido desde 1969. Mas em 2016…

O programa infantil – que nos trouxe o Poupas, o Egas e o Becas, o Monstro das Bolachas, o Elmo ou o Ferrão – esteve para ser cancelado, mas a produtora norte-americana HBO decidiu agarrar no formato e já deu algumas indicações sobre as muitas coisas que serão alteradas.

A HBO anunciou que os dois primeiros episódios da temporada 46 vão para o ar a 16 de Janeiro e avançou que terá “as mais arrojadas mudanças de sempre”. A começar estão as canções de início e de fim do programa. Também o cenário vai ser todo remodelado, com casas novas para as personagens, e até ‘alterações de morada’. Elmo e Monstro das Bolachas vão mudar de casa e o Poupas mantém o seu ninho, mas passa agora a estar instalado numa árvore. Já o Ferrão vai saltitando de caixote do lixo em caixote do lixo, incluindo ecopontos e recipientes de compostagem, numa tendência mais ecológica.

A Rua Sésamo, que terá versão em espanhol, em simultâneo, na HBO Latino, também vai introduzir uma nova personagem humana, hispânica. Nina é interpretada pela atriz Suki Lopez que, sendo bilíngue, dá a sua voz às duas versões.

O conhecido programa infantil, transmitido na RTP, deixou de ter versão portuguesa em 1997. Pelo seu elenco e vozes passaram actores como Vítor Norte, Alexandra Lencastre, António Feio, Manuel Cavaco, José Raposo, Miguel Guilherme ou José Pedro Gomes. Talvez com a HBO ao leme da Rua Sésamo volte a haver uma aposta internacional e a Rua Sésamo regresse aos canais portugueses, nem que seja os de subscrição.

emanuel.costa@sol.pt