Estado Islâmico reivindica atentado em mesquita xiita no Bangladesh

O grupo extremista Estado Islâmico reivindicou um atentado perpetrado na quinta-feira contra uma mesquita xiita no Bangladesh, que fez um morto e três feridos, revelou hoje o SITE, com sede nos EUA, que monitoriza portais islâmicos.

O ataque ocorreu durante as orações do final do dia de quinta-feira, um dia depois de a polícia ter abatido a tiro um líder islamita acusado de lançar granadas contra o principal santuário xiita do país, na capital, Daca, no mês passado, matando duas pessoas.

Homens armados entraram na mesquita de Shibganj, a cerca de 125 quilómetros a norte de Daca, na quinta-feira, abrindo fogo contra os fiéis antes de fugirem.

Imagens televisivas mostram a mesquita xiita sob um forte aparato policial, com janelas partidas e manchas de sangue no chão.

A polícia indicou que o muezim foi morto e que três fiéis ficaram feridos no tiroteio, um raro ataque contra a minoria xiita na nação de maioria sunita.

Segundo a rede de vigilância dos movimentos 'jihadistas' SITE, o grupo extremista Estado Islâmico (EI) reivindicou a autoria do ataque através de uma mensagem publicada na rede social Twitter.

As autoridades do Bangladesh indicaram anteriormente não haver provas de que militantes do EI estavam ativos no país.

Contudo, o movimento extremista reivindicou a autoria de uma série de ataques no Bangladesh, incluindo o atentado na semana passada contra um padre italiano, que ficou gravemente ferido.

Lusa/SOL