Banco de Portugal justifica os 30 mil euros que paga a Sérgio Monteiro

O Banco de Portugal (BdP) considera, em comunicado, que a contratação de Sérgio Monteiro para vender o Novo Banco se justifica “pela complexidade e pelos desafios associados ao processo” e explica que o gestor vai receber o vencimento que auferia na Caixa – Banco de Investimento, a entidade empregadora a que ainda se mantém vinculado. Segundo avançou…

O diário escreve que as condições do contrato de prestação de serviços entre Sérgio Monteiro e o Fundo de Resolução – a entidade que detém o capital do antigo BES – foram aprovadas esta semana pelo conselho de administração do BdP. Sérgio Monteiro terá um ano, a contar de 1 de Novembro, para concluir a venda da instituição, cuja primeira tentativa de alienação não foi bem sucedida.

Em comunicado, o BDP explicou que “foi necessário encontrar um responsável de reconhecido mérito e elevada experiência em operações desta natureza que pudesse assegurar a coordenação e gestão de toda a operação”.

E explica que, uma vez que Sérgio Monteiro mantém o vínculo à sua entidade laboral, o banco de investimento do grupo CGD, o contrato de prestação de serviços com o Fundo de Resolução “prevê que o Dr. Sérgio Monteiro tenha direito a uma remuneração igual à que auferia na Caixa – Banco de Investimento, SA antes de desempenhar as funções de Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações”.

O comunicado aponta ainda o currículo do gestor: licenciado em Organização e Gestão de Empresas pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Sérgio Monteiro é pós-graduado em Ciências Empresariais pela mesma faculdade, possuindo um curso de especialização em Finanças pelo ISCTE. Exerceu diversos cargos de direção na área da banca e transportes e foi responsável pelas principais privatizações dos últimos anos.

joao.madeira@sol.pt