O pensador número 100

São já uma centena de debates, com políticos, empresários, académicos, figuras da cultura e desporto. O Clube dos Pensadores, fundado e dirigido pelo biólogo Joaquim Jorge, assinala o número redondo de sessões da instituição que promove a troca de ideias a partir do Norte do país.

Pires de Lima, empresário e ex-ministro da economia no penúltimo executivo (não esteve no efémero XX Governo), é o convidado da sessão 100, marcada para esta segunda-feira, às 21h30, no Hotel Holiday Inn, em Gaia. Participam ainda o Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, António Tavares, a vereadora de Gaia Mercês Ferreira e o professor do Instituto Politécnico de Viana do Castelo Mário Russo.

O debate abordará o atual momento político e a saúde da economia e das finanças.

Joaquim Jorge valoriza o facto de ter como convidado uma personalidade que exerce a política mas que não faz dela profissão. “É muito importante ter pessoas no Governo que não precisam da política para nada e têm experiência e carreira na atividade privada”, defende.

Numa altura em que a política voltou a ser o centro de interesse mediático, o presidente do Clube dos Pensadores assinala que “a democracia não se esgota no voto e, para se intervir e ser ouvido não tem necessariamente que se ir a votos”.

Nos últimos anos, passaram pelo Clube de Pensadores atuais ou ex-líderes partidários, de Marcelo Rebelo de Sousa a Pedro Passos Coelho, António Costa, Jerónimo de Sousa, Paulo Portas, Francisco Louçã, Santana Lopes ou António José Seguro.

Com uma larga maioria de políticos como convidados, estiveram também nos debates em Gaia figuras como Manuel Alegre, Alberto João Jardim, Maria de Belém, Rui Rio e Teixeira dos Santos.

Os empresários Belmiro de Azevedo e Soares dos Santos, os sindicalistas Arménio Carlos e Mário Nogueira, o constitucionalista Jorge Miranda, o cientista Sobrinho Simões ou o músico Pedro Abrunhosa dão ainda nota da diversidade de “pensadores” deste clube, que agora se torna centenário em número de debates.

manuel.a.magalhaes@sol.pt