Suspeitos da morte de ex-deputado do CDS indiciados por homicídio e roubo

O homem e a mulher suspeitos da morte do ex-deputado do CDS-PP/Madeira Carlos Morgado, cujo corpo foi encontrado enterrado num terreno, no Funchal, estão indiciados por homicídio, roubo e profanação de cadáver, indicou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

Suspeitos da morte de ex-deputado do CDS indiciados por homicídio e roubo

"As investigações tiveram por base uma denúncia por desaparecimento de um homem, de 66 anos, ocorrida no dia 01 de março deste ano, na cidade do Funchal. Apurou-se, graças a um minucioso trabalho de investigação, que os autores do crime conceberam um plano para atraírem a vítima com o intuito de a roubarem e de, posteriormente, lhe provocarem a morte", refere a PJ, em comunicado.

Anteriormente, fonte policial tinha adiantado à agência Lusa que o crime teria "ocorrido no contexto de um roubo". O corpo da vítima foi encontrado na quinta-feira num terreno baldio, na freguesia do Imaculado Coração de Maria, localizado junto a residências na periferia do Funchal.

Outra fonte policial disse à Lusa que o crime terá ocorrido numa residencial no centro do Funchal.

O corpo foi encontrado num terreno baldio onde existe uma vala minúscula com cerca de um metro, com cimento e pedra (tipo laje) à volta, sendo visíveis vestígios de saco de plástico preto com mau cheiro e roupa em decomposição, constatou a Lusa no local.

Os moradores na zona recusaram comentar a situação, tendo uma residente apenas referido que a vizinhança nunca se apercebeu de nada e só ouviu "um rebuliço" na quinta-feira.

"No decurso dos trabalhos de investigação foi possível localizar os restos mortais da vítima, que foram entregues ao Instituto Nacional de Medicina Legal para exames periciais", acrescenta o comunicado da PJ.

Os detidos vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial para eventual aplicação de medidas de coação.

Carlos Morgado estava dado oficialmente como desaparecido desde 01 de março deste ano. O seu carro foi encontrado estacionado junto de uma das grandes superfícies comerciais do Funchal.

O antigo parlamentar centrista, que era professor aposentado, residia na Ribeira Brava, concelho a oeste do Funchal.

Carlos Morgado ocupou o lugar de deputado na Assembleia Legislativa da Madeira em substituição de José Manuel Rodrigues – quando este foi eleito para a Assembleia da República -, passando a independente antes de deixar o parlamento, no final de 2012.

Lusa/SOL