Lide debate mudanças políticas e económicas

Num momento de viragem política, a quarta edição do Fórum Empresarial do Algarve, este fim de semana, vai ser um palco privilegiado para discutir as prioridades económicas do país. O encontro, organizado pelo LIDE Portugal e com a parceria do SOL, tem entre os convidados o novo primeiro-ministro, António Costa, e o ministro das Finanças,…

Lide debate mudanças políticas e económicas

O LIDE Portugal é uma organização empresarial destinada a incentivar as relações empresariais e a discussão de temas económicos e políticos de interesse nacional. Todos os anos, organiza no Algarve um evento que reúne os principais agentes económicos, professores universitários, intelectuais e governantes.

Este ano, a organização do Fórum escolheu temas da atualidade: ‘Futuro, que Reformas’; ‘Novos Mercados, que Oportunidades’; ‘Financiamento para o Crescimento’ e ‘Crise política’. “Foi uma opção deliberadamente virada para a atual situação e justificada por se estar num ponto em que começamos a ver uma esperança de crescimento sustentável, com dados económicos favoráveis, mas ainda com grandes desafios pela frente”, explica ao SOL o presidente do comité de gestão do LIDE Internacional, Nasser Sattar.

Além dos membros do novo Governo, a iniciativa conta com nomes de peso como Vítor Bento, António Nogueira Leite, António Saraiva, Luís Marques Mendes, José Maria Ricciardi e António Vitorino. A diretora-geral do FMI, Christine Lagarde, também está convidada. Segundo Nasser Sattar, as expectativas para a edição deste ano são “elevadas”, tendo em conta o “sucesso das últimas três edições” e a “qualidade dos oradores”.

Apesar de haver um painel dedicado à crise política e muitos intervenientes da esfera partidária, Nasser Sattar considera não há o risco de a política se sobrepôr aos temas económicos, uma vez que a maioria dos temas escolhidos “são relevantes sobretudo para gestores e empresários”. “As questões políticas apenas se tornam relevantes quando afetam a confiança dos investidores no investimento e na criação de emprego. Por razões óbvias, este ano acabámos de incluir o tema da crise política”, justifica o gestor.

joao.madeira@sol.pt