Ataque com ‘rocket’ a acampamento da ONU no Mali faz três mortos

Dois soldados das Nações Unidas guineenses e um civil foram hoje mortos e 14 ficaram feridos num ataque com um ‘rocket’ a um acampamento da ONU no Mali (Minusma), em Kidal (nordeste), segundo uma fonte da ONU e uma fonte local.

Ataque com ‘rocket’ a acampamento da ONU no Mali faz três mortos

"O nosso acampamento foi atacado em Kidal no início desta manhã por terroristas. Eles usaram 'rockets' que mataram dois elementos da força de paz da nacionalidade guineense" e ainda um "elemento civil", disse à agência noticiosa AFP um funcionário da Organização das Nações Unidas (ONU), confirmando ainda a informação uma fonte local.

Outra fonte disse ainda à AFP que o ataque provocou mais 14 feridos.

"Esses são os inimigos da paz", que são os autores do ataque, disse à AFP um vereador municipal de Kidal, capital da região com o mesmo nome.

O norte do Mali caiu em março-abril de 2012 sob o controle de grupos jihadistas ligados à Al-Qaeda após a derrota do exército.

Um ataque em 20 de novembro contra o Grand Hotel Radisson Blu na capital Bamako provocou, que fez reféns cerca de 150 pessoas, entre clientes e empregados, resultou na morte de mais de 20 pessoas.

O ataque foi reivindicado naquele dia pelo grupo jihadista Al-Mourabitoune, com a participação da Al Qaeda.

Lusa/SOL