Mário Centeno: “Este Governo vai ter finanças públicas equilibradas”

Mário Centeno fez hoje a sua primeira intervenção pública enquanto ministro das Finanças. No Fórum Empresarial do Algarve, organizado pelo LIDE Portugal, deixou críticas a políticas económicas baseadas em cortes de rendimentos, mas comprometeu-se com o equilíbrio das contas públicas, deixando uma garantia: “Posso garantir que este governo vai cumprir todos os compromissos internacionais”.

Mário Centeno: “Este Governo vai ter finanças públicas equilibradas”

Perante uma plateia de centenas de empresários e gestores, Centeno começou por deixar “palavras de tranquilidade e confiança”. Comprometeu-se com a redução do défice e da dívida, já que "uma boa governação assume finanças públicas equilibradas".

O orçamento do estado para 2016 vai ser apresentado "mais depressa possível" porque "não se pode deixar o país estar mais tempo sem este instrumento de governação”.

O ministro deixou clara a opção do Governo em rejeitar novas medidas de austeridade.“Não recuperamos competitividade pelo empobrecimento colectivo, pela precarizacão do trabalho. A austeridade não gera crescimento, nem a desvalorização interna gera prosperidade”.

Centeno recordou que a recessão dos últimos anos se traduziu na redução muito acentuada do recrutamento das empresas. “Para que tenhamos novas contratações, o mais singular de todos os investimentos, temos de ter confiança nas instituições”, justificou.

O sucesso económico do país “será função do continuado investimento no conhecimento e inovação” e o futuro de Portugal será sempre na União Europeia, disse.

Para Centeno, a “equação virtuosa que ditará o sucesso da economia portuguesa” terá ainda de basear-se no aumento dos rendimentos disponíveis, no “alívio da asfixia fiscal” das famílias e empresas e no combate à pobreza.

joao.madeira@sol.pt