Quatro polícias brasileiros detidos por matarem cinco jovens

Quatro polícias brasileiros foram detidos depois de terem assassinado hoje um grupo de cinco jovens com idades entre os 16 e os 25 anos no Rio de Janeiro, revelou em comunicado a Polícia Civil.

O tiroteio ocorreu esta madrugada no bairro Costa Barros, uma das zonas mais problemáticas daquela cidade brasileira, tendo os familiares das vítimas descrito à imprensa local que os polícias dispararam pelo menos 30 tiros contra o carro em que se encontravam os jovens.

Segundo esta versão, relatada pela agência de notícias espanhola (EFE), os jovens regressavam a casa depois de terem ido a uma festa no sábado à noite quando foram alvejados pelos disparos dos polícias.

Quatro polícias foram detidos devido à sua implicação no caso, estando três deles acusados de homicídio doloso e fraude processual: Resende Viana Barbosa, Marcio Darcy Alves dos Santos e António Carlos Gonçalves Filho.

Já o quarto polícia implicado, Fabio Pizza Oliveira da Silva, foi detido apenas sob a acusação de fraude processual, especificou a Polícia Civil.

Esta acusação deve-se ao facto de os polícias terem alegadamente colocado uma pistola no automóvel para simular uma resposta a um ataque, de acordo com testemunhos recolhidos no local pela comunicação social brasileira.

As jovens vítimas foram identificadas como Roberto de Souza e Carlos Eduardo da Silva Souza, ambos de 16 anos, Cleiton Corrêa de Souza, de 18 anos, Wilton Esteves Domingos Junior, de 20 anos, e Wesley Castro, de 25 anos.

Os familiares das vítimas garantem que os jovens não tinham qualquer relação com os bandos de narcotraficantes que operam na zona e que não estariam armados.

Lusa/SOL