Polícia francesa deteve 208 pessoas nos incidentes de hoje em Paris

A polícia francesa deteve 208 pessoas no centro de Paris nos incidentes registados hoje quando grupos violentos violaram a proibição de manifestações na capital francesa, na sequência dos atentados terroristas de 13 de novembro passado.

Polícia francesa deteve 208 pessoas nos incidentes de hoje em Paris

A marcha pelo clima que estava agendada para hoje em Paris, onde na segunda-feira começa a conferência das partes das Nações Unidas sobre clima (COP21), foi cancelada devido aos atentados que provocaram 130 mortos e 350 feridos.

O total de detidos foi avançado pelo ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, que em declarações à imprensa disse que 174 dos detidos já tinham registos de prisão, e garantiu que as operações das forças de segurança vão continuar.

Bernard Cazeneuve sublinhou que os incidentes tinham sido provocados por uma "minoria violenta" composta por dezenas de indivíduos encapuçados que se aproveitaram do cordão humano promovido por ambientalistas a partir da Praça da República para promoverem uma marcha violenta.

O presidente francês criticou já o que designou de ação "escandalosa" de "elementos perturbadores".

"Sabemos que existiam elementos perturbadores que nada têm a ver com os ambientalistas", declarou o chefe de Estado francês em Bruxelas, à margem de um encontro da União Europeia com a Turquia, denunciando os incidentes "lamentáveis e até mesmo escandalosos".

Lusa/SOL