Horas de sono a mais podem trazer risco para a saúde

É certo que a maioria das pessoas actualmente tem défice de sono, mas dormir demasiado também pode acarretar riscos quando estamos a falar de pessoas com tensão alta, escreve o Telegraph.

Um estudo do Mount Sinai Hospital, de Nova Iorque, concluiu que as pessoas que têm excesso de horas de sono têm três vezes mais de probabilidades de sofrer um AVC. O mesmo acontece com os hipertensos que dormem menos de cinco horas por noite.

Para estas conclusões, os autores do estudo analisaram os hábitos 204 mil adultos com tensão alta, usando dados de mais de uma década do instituto de estatísticas de saúde dos Estados Unidos. 

O estudo mostra que os doentes que dormem mais de oito horas aumentam em 14% o risco de hemorragia cerebral, cerca de três vezes mais comparando com os 5% de risco daqueles que dormem sete a oito horas. Os que dormem menos de cinco horas aumentam o risco em 11%. Ou seja, é ainda mais grave dormir em excesso do que dormir pouco.

No entanto, o estudo não estabeleceu a ligação entre o sono e o risco de AVC em pessoas saudáveis. É possível que aqueles que dormem de mais ou de menos o façam por já ter um estado de saúde com perturbações.