Porque é que cumprimentamos com um aperto de mão?

Quando queremos cumprimentar alguém, já nem pensamos no que estamos a fazer: esticamos a mão e apertamos a da outra pessoa. Mas porque é que fazemos isto?

De acordo com um estudo realizado pela Weizmann Institute of Science e citado pelo site Metro, cumprimentamos o outro com um aperto de mão para perceber se este tem um odor agradável ou não. 

Os investigadores desta organização israelita descobriram que logo após um aperto de mão, as pessoas costumam tocar na cara com o dobro da regularidade com que o fazem noutras situações – algo que, segundo os cientistas, fazemos inconscientemente para sentir o cheiro do outro.

“É sabido que emitimos odores que influenciam o comportamento e a percepção dos outros”, disse o professor Noam Sobel, um dos responsáveis pela investigação.

O estudo diz que esta ‘verificação’ do cheiro só ocorre depois de um aperto de mão entre duas pessoas do mesmo sexo. Quando o cumprimento se dá entre duas pessoas de sexos opostos, os indivíduos usam mãos diferentes para saudar e para tocar na cara.