7 razões pelas quais as pessoas têm medo de se apaixonar

Várias pessoas evitam apaixonar-se devido aos seus medos. Apesar de muitas vezes serem inconscientes, é preciso conhecer esses receios para saber combatê-los. 

A psicóloga clínica Lisa Firestone descreve alguns dos medos mais comuns das pessoas, que fazem com que evitem apaixonar-se:

1. O amor verdadeiro faz-nos sentir vulnerável

Começar um novo relacionamento não é fácil e é natural ter receios. Deixarmo-nos apaixonar, implica arriscarmos porque estamos a confiar noutra pessoa e isso deixa-nos mais expostos e vulneráveis. Ao baixarmos a nossa guarda, temos a sensação que quanto mais no preocupamos e mais nos apaixonamos, mais facilmente nos magoamos e isso faz com que tentemos ignorar este sentimento.

2. Um novo amor faz-nos relembrar feridas antigas

Quando se começa um novo relacionamento é difícil esquecermos as feridas do passado. Isto é, relembrarmo-nos da maneira como nos magoaram faz-nos ter medo de dar a oportunidade a outras pessoas. Ninguém quer voltar a ser rejeitado, a sentir-se perdido ou magoado, o que faz com que nos retraiamos de possíveis relacionamentos.

3. O amor desafia a nossa antiga “identidade”

Muitas vezes, as pessoas têm dificuldade em dar valor a elas próprias e não acreditam que haja alguém que possa gostar delas verdadeiramente. Esta atitude, de nos estarmos constantemente a auto-criticar, pode tornar-nos mais defensivos e não deixamos que as pessoas se aproximem.

4. É impossível dissociar felicidade e dor

De todas a vezes que estamos felizes, é provável que esta felicidade seja acompanhada com “uma dose” de dor. Muitas pessoas evitam sentir-se felizes porque têm medo de se magoar. Quando nos apaixonamos, temos de estar dispostos a aceitar o bom e mau. As pessoas que não estão dispostas a aceitar “o lado mais negro”, evitam este sentimento.

5. O amor nem sempre é igual

Muitas pessoas têm medo de se apaixonar porque receiam que outra pessoa “goste demasiado” delas, ou seja, têm medo que os seus próprios sentimentos não evoluam e acabem por magoar (ainda que sem intenção) o outro. A psicóloga realça, porém, que os sentimentos não são estáveis. Embora um dia possa não gostar de alguém, isso não quer dizer que não venha a gostar mais tarde. Não ter a certeza de como os sentimentos se vão “comportar”, restringe algumas pessoas.

6. Os relacionamentos podem afastá-lo da família

Estar numa relação pode significar ganhar independência individual e pode afastá-lo um pouco da sua família, mas de uma maneira saudável. Estar com alguém de quem gosta não tem de significar nunca mais ver a sua família, e muitas pessoas têm este receio.

7. O medo de perder a pessoa de quem gostamos

Há pessoas que evitam apaixonar-se porque não querem voltar a sentir aquele constante medo de perder essa pessoa. Há mesmo quem esteja numa relação e crie conflitos para que o relacionamento termine e para assim acabar com este constante receio. Essas pessoas acabam ainda por afastar novas relações para não voltarem a sentir-se dependentes e em constante ansiedade.