Um regresso fabuloso, darlings

‘Shopping, , drinking and clubbing’, ou a santíssima trindade de uma existência livre de preocupações de maior. A relações públicas Edina ‘Eddy’ Monsoon (Jennifer Saunders) e a modelo Patsy Stone (Joanna Lumley) emborcavam vodka pelo gargalo (“Se um mosquito me picar tem que dar entrada na clínica Betty Ford”), acendiam cigarros como se não houvesse…

Em 2016, a despurada apologia do efémero regressa ao ativo, agora nas salas de cinema. As heroínas Saunders e Lumley têm hoje 57 e 69 anos, respetivamente, e a idade é um posto que continua a farejar o lado bom da vida, explorado na Riviera Francesa, a bordo de um iate, onde brindam com champanhe depois de se rasparem do assédio dos paparazzi em Londres. A primeira foto da longa-metragem foi revelada na semana passada e estes são alguns dos condimentos.

Os saudosos espetadores vão especulando sobre a manutenção dos dotes humorísticos da dupla britânica, mas poucas dúvidas haverá de que as doses de provocação continuam firmes, senão até mais vigorosas – chegados ao século XXI, em plena cruzada higienista, nunca a nicotina e os excessos etílicos desafiaram tanto o politicamente aceitável.

A 12 de novembro de 1992 ia para o ar o primeiro episódio de Absolutamente Fabulosas. Depressa aquela década assistiu ao sucesso do fenómeno televisivo um pouco por todo o mundo. De Portugal aos EUA, da França à Austrália, da Sérvia ao Brasil, Absolutamente Fabulosas granjeou dois Emmy, três Bafta, e continuou a fazer escola até ao dia de Natal de 2004 – Saunders anunciava então que pretendia afastar-se do papel de Edina para se dedicar a outros projetos. Para a história ficava a participação na sitcom de estrelas como Elton John e Jean-Paul Gaultier, e inúmeras tiradas para a posteridade. Entretanto, e a pedido de muitas famílias de fãs, o elenco de Ab Fab acedia a reunir-se por ocasião do Natal de 2011, coincidindo com o 20.º aniversário do programa. No ano seguinte, os Jogos Olímpicos de Londres davam o mote para mais um reencontro.

Por fim, já este ano, a criadora Jennifer Saunders confirmava que o guião para um filme estava completo, uns anos depois das primeiras notícias de que o projeto poderia de facto avançar. Mandie Fletcher, responsável pela direção dos últimos episódios de Absolutamente Fabulosas, é a realizadora de serviço.

Uma das novidades no elenco, entretanto confirmada, é Chris Colfer, ator da série Glee, que surge numa foto divulgada na página oficial do filme no Facebook ensanduichado entre as protagonistas da saga. Julia Sawalha, Jane Horrocks e June Whitfield são outros nomes do alinhamento original de atores que marcam presença nesta versão em filme, enquanto Kate Moss, Harry Styles e Kim Kardashian poderão dar um ar de sua graça com aparições fugazes.

maria.r.silva@sol.pt