Vida

Um regresso fabuloso, darlings

‘Shopping, , drinking and clubbing’, ou a santíssima trindade de uma existência livre de preocupações de maior. A relações públicas Edina ‘Eddy’ Monsoon (Jennifer Saunders) e a modelo Patsy Stone (Joanna Lumley) emborcavam vodka pelo gargalo (“Se um mosquito me picar tem que dar entrada na clínica Betty Ford”), acendiam cigarros como se não houvesse amanhã, imaginavam uma vida de glamour, exibiam roupas extravagantes, focavam atenções na escolha do melhor par de óculos escuros, prioridade máxima de uma sociedade de consumo satirizada até à exaustão neste caso de culto da BBC.

Em 2016, as Ab Fab estreiam-se no cinema DR
2011 assinalou a primeira reunião do elenco, depois do fim da série DR
Em 2001 chegava à quarta e penúltima temporada DR
Em 1996 a dupla já se tornara objeto de culto DR

Em 2016, a despurada apologia do efémero regressa ao ativo, agora nas salas de cinema. As heroínas Saunders e Lumley têm hoje 57 e 69 anos, respetivamente, e a idade é um posto que continua a farejar o lado bom da vida, explorado na Riviera Francesa, a bordo de um iate, onde brindam com champanhe depois de se rasparem do assédio dos paparazzi em Londres. A primeira foto da longa-metragem foi revelada na semana passada e estes são alguns dos condimentos.

Os saudosos espetadores vão especulando sobre a manutenção dos dotes humorísticos da dupla britânica, mas poucas dúvidas haverá de que as doses de provocação continuam firmes, senão até mais vigorosas - chegados ao século XXI, em plena cruzada higienista, nunca a nicotina e os excessos etílicos desafiaram tanto o politicamente aceitável.

A 12 de novembro de 1992 ia para o ar o primeiro episódio de Absolutamente Fabulosas. Depressa aquela década assistiu ao sucesso do fenómeno televisivo um pouco por todo o mundo. De Portugal aos EUA, da França à Austrália, da Sérvia ao Brasil, Absolutamente Fabulosas granjeou dois Emmy, três Bafta, e continuou a fazer escola até ao dia de Natal de 2004 - Saunders anunciava então que pretendia afastar-se do papel de Edina para se dedicar a outros projetos. Para a história ficava a participação na sitcom de estrelas como Elton John e Jean-Paul Gaultier, e inúmeras tiradas para a posteridade. Entretanto, e a pedido de muitas famílias de fãs, o elenco de Ab Fab acedia a reunir-se por ocasião do Natal de 2011, coincidindo com o 20.º aniversário do programa. No ano seguinte, os Jogos Olímpicos de Londres davam o mote para mais um reencontro.

Por fim, já este ano, a criadora Jennifer Saunders confirmava que o guião para um filme estava completo, uns anos depois das primeiras notícias de que o projeto poderia de facto avançar. Mandie Fletcher, responsável pela direção dos últimos episódios de Absolutamente Fabulosas, é a realizadora de serviço.

Uma das novidades no elenco, entretanto confirmada, é Chris Colfer, ator da série Glee, que surge numa foto divulgada na página oficial do filme no Facebook ensanduichado entre as protagonistas da saga. Julia Sawalha, Jane Horrocks e June Whitfield são outros nomes do alinhamento original de atores que marcam presença nesta versão em filme, enquanto Kate Moss, Harry Styles e Kim Kardashian poderão dar um ar de sua graça com aparições fugazes.

maria.r.silva@sol.pt