‘Detroit indiana’ fustigada por chuvas e inundações

A metrópole de Chennai, no sul da Índia, tem sido afetada por fortes chuvas que causaram inundações numa região habitada por cerca de nove milhões de pessoas. A indústria automóvel é um dos principais recursos da cidade que também é conhecida como a ‘Detroit indiana’, e as perdas económicas podem ultrapassar os dois mil milhões…

‘Detroit indiana’ fustigada por chuvas e inundações

Segundo a Bloomberg, a Ford e a BMW, bem como os seus fornecedores diretos, são as mais atingidas e as autoridades de Tamil Nadu pediram às empresas da capital estadual para manterem as portas fechadas até 7 de Dezembro, a próxima segunda-feira.

Chennai, antigamente conhecida como Madrasta, nos tempos da presença portuguesa, e depois ainda como Madras, tem sido fustigada pelas chuvas mas também pelas inundações provocadas pelas águas saídas de lagos e reservatórios de toda a região metropolitana.

O número de mortos confirmados já vai em 269 e a cidade ficou completamente parada. No aeroporto, por exemplo, as pistas ficaram transformadas em lagos e dezenas de aviões (pelo menos 34) ficaram presos na água.

Espera-se que as chuvas deem tréguas até ao final da semana, para que lentamente as águas recuem e os trabalhos de limpeza e recuperação possam começar.

No sector automóvel, esta é a segunda grande catástrofe do ano, depois das explosões em Tianjin, na China, no início de agosto. Os incêndios e as próprias explosões na cidade portuária provocaram centenas de mortos e feridos e deixaram milhares de carros novos de várias marcas, prontos a enviar para os clientes, completamente destruídos.

SOL