Registo de domínios .pt bate recorde no primeiro dia de liberalização

Dados divulgados pela Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) revelam que o número de domínios .pt registados no primeiro dia de liberalização deste acto foi o mais alto de sempre

os números foram divulgados pela fccn, a entidade responsável pela gestão do domínio de topo .pt,. que refere que no dia em que a liberalização do registo de domínios .pt entrou em vigor, no passado dia 1 de maio, foram registados 18.220 novos domínios, marca que nunca tinha sido atingida.

de acordo com a fccn, na primeira semana de liberalização do registo de domínios .pt, o que passou a permitir registar um domínio destes sem ter necessariamente um marca registada, foram registados 28.984 novos domínios.

em comunicado o presidente da fccn, pedro veiga, considera que estes foram «valores acima do que prevíamos e que, mais uma vez, revelam o interesse e pertinência desta medida».

para pedro veiga «a partir de agora, estamos alinhados com os padrões internacionais ao nível do registo de domínios».

apesar da entrada em vigor da liberalização do registo de domínios .pt, a fccn sublinha que esta «não significa anarquia no processo de registo, mantendo-se diversas regras que visam garantir a boa gestão do espaço internet nacional no respeito pelos direitos em presença, assim ficam excluídas as palavras ou expressões abusivas e contrárias à lei, ordem pública e bons costumes».

na mesma nota o presidente da instituição adianta que «no âmbito da liberalização, estamos também a acompanhar todas as situações que possam suscitar registos impróprios, como nomes que se possam confundir ou induzir as pessoas em erro. acreditamos que, embora em número menor, vamos continuar a assistir a um elevado registo de domínios .pt nas próximas semanas».