Regionais em França: Frente Nacional lidera

A Frente Nacional de Marine Le Pen está à frente em seis das 12 regiões que foram hoje a votos em França, revelam as primeiras estimativas depois do encerramento das urnas. Além destas 12, existem também a da Córsega e a ultramarina, mas com menor significado político.

Regionais em França: Frente Nacional lidera

Entre elas está a de Nord-Pas de Calais Picardie (lidera com 40,3 a 43% dos votos), onde se encontra um dos maiores acampamentos de migrantes da Europa e para a qual a dirigente do partido de extrema-direita prometeu “medidas drásticas”.

Apesar da importância deste resultado, ainda nada está decidido porque este escrutínio terá de passar por uma segunda volta.

Agora, estão a crescer os apelos para uma ‘frente republicana’ contra a FN, mas Nicolás Sarkozy – que lidera Os Republicanos, em segundo lugar nas sondagens, – rejeita a possibilidade. Citado pelo Libération, disse que amanhã irá propor “a recusa de qualquer fusão ou retirada de lista”, apelando à mobilização a favor “da única alternância possível: a encarnada pelos Republicanos da direita e do centro”.

Em terceiro lugar aparecem os socialistas do Presidente François Hollande, que na anterior composição das regiões eram largamente maioritários.

teresa.oliveira@sol.pt