SportTV volta a ter jogos do Benfica e pode subir preço

A SportTV vai voltar a emitir os jogos do Benfica em casa na época de 2016/2017, bem como os das Ligas de Inglaterra, Itália e França, disponibilizando-os aos clientes de todas as operadoras de televisão, e é provável que utilize esse argumento para rever em alta o preço que atualmente cobra aos clientes (cerca de…

Em contrapartida, o canal Benfica TV deixará de ser pago (custa agora 9,90 euros) e ficará restrito à transmissão de outras modalidades que não o futebol, transitando os jogos das ligas estrangeiras que agora transmite para a SportTv.

Estes pormenores do acordo a que o Benfica e a operadora Nos — acionista da SportTV, com o empresário Joaquim Oliveira — chegaram na semana passada foram ontem revelados por Marques Mendes, na SIC.

"É uma espécie de negócio das arábias à dimensão portuguesa. É um grande negócio para o Benfica", considerou Mendes.

O acordo entre a Nos e o Benfica é por 10 anos, por um valor médio de 40 milhões de euros por época. "O que está previsto no acordo", segundo Mendes, "é um primeiro contrato de três anos com possibilidade de renovação por mais três anos, depois por mais três anos e no final mais um ano". No primeiro ano, o Benfica receberá 36 milhões de euros (28 milhões pelos 17 jogos em casa e 8 milhões pela comercialização da BTV). Mendes deixou em aberto a hipótese de a SportTV fazer um pequeno aumento de preço da assinatura.

Marques Mendes elogiou por isso o presidente do Benfica. "É o reconhecimento da estratégia de Luís Filipe Vieira, que criou a Benfica TV e condições para uma negociação mais eficaz sos direitos de transmissão ds jogos de futebol. E acho que, com esta decisão, a acrescentar a outras, ele vai ficar como o maior presidente da história contemporânea do Benfica".

paula.azevedo@sol.pt