Taxas moderadoras baixam em 2016

As taxas moderadoras vão baixar em 2016 e os utentes que estiverem referenciados pela linha Saúde 24 ou pelos cuidados de saúde primários não vão ter de pagar as taxas nas urgências.

A garantia foi dada esta segunda-feira pelo ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, no final de uma visita às instalações da linha Saúde 24.

O ministro garantiu ainda que “já está em curso” a revisão das taxas moderadoras que estão em vigor. Adalberto Campos Fernandes afirmou que as taxas têm de modelar uma procura que seja mais adequada ao interesse dos doentes.

Mas aqueles que não estiverem referenciados e que não tiverem um quadro clínico que justifique a ida às urgências terão de pagar.

Esta mudança entra em vigor já no início de 2016.

Recorde-se que, actualmente, os utentes pagam 20,60 euros de taxa de moderadora nas urgências e pagam cinco euros quando vão ao centro de saúde.

Os jovens com menos de 18 anos e as pessoas com rendimentos mensais inferiores a 628 euros ou sem emprego ficam isentas. Ficam ainda dispensados de pagar a taxa moderadora os doentes crónicos que estejam a fazer tratamento, bombeiros, dadores de sangue, doentes transplantados, pessoas com incapacidade superior a 60% e grávidas.