Real Madrid é o rei dos penáltis em Espanha

Um estudo espanhol revelou quantos penáltis foram marcados contra e a favor das principais equipas da Liga. O Real Madrid foi o clube que mais grandes penalidades marcou em 85 épocas, mas fica-se pelo nono lugar nos penáltis contra a sua equipa.

Real Madrid é o rei dos penáltis em Espanha

Cristiano Ronaldo leva já dezenas de penáltis marcados ao serviço do Real Madrid, o que ajuda muito à contagem de golos do craque português. No entanto, se contarmos a equipa merengue no seu todo e na sua história, o total atinge proporções quase épicas. Em 85 anos, o Real Madrid foi beneficiado com 487 penáltis, segundo os dados divulgados pelo Centro de Investigação, História e Estatística do Futebol Espanhol (CIHEFE).

Os merengues ficam 27 grandes penalidades à frente do Barcelona (460), do Atlético de Madrid (437), do Valência (414) e do Atlético de Bilbao (373). Os números não são muito de estranhar, pois trata-se de equipas que estiveram sempre no principal campeonato espanhol. Ainda assim, não deixa de ser avassaladora – mais de 100 penáltis – a diferença entre o principal clube da capital e o Atlético de Bilbao.

Os números mostram ainda um caminho completamente diferente quando se trata de penáltis contra. Neste aspeto, o Valência continua lá em cima (360), seguido do Espanhol (358), do Atlético de Bilbao (342) e do Barcelona (332). Já o Real Madrid fica-se pela 9ª posição, com apenas 267 grande penalidades a beneficiarem os adversários.

Ao todo, as estatísticas do CIHEFE revelam que em 85 épocas, polémicos ou não, houve 6.514 penáltis assinalados. Destes, 4.830 resultaram em golo e 1.684 foram falhados ou defendidos pelo guarda-redes, o que dá uma taxa de sucesso na conversão de quase 75%.