Tudo ou nada na Europa

FC Porto, Sporting e Belenenses na luta pelo apuramento e Benfica e Sp. Braga à procura de um lugar ao sol no sorteio da fase seguinte.

Os cinco clubes portugueses presentes nas competições europeias entram na última jornada da fase de grupos com ambição total.

Se o Benfica, na Liga dos Campeões, e o Sp. Braga, na Liga Europa, já garantiram o apuramento e vão à procura de ganhar os respetivos grupos para beneficiarem de um sorteio mais favorável, FC Porto, Sporting e Belenenses estão na corrida à próxima fase, os dragões na prova-rainha da UEFA e leões e azuis do Restelo na secundária.

O quinteto luso na Europa não depende de outros resultados para concretizar os objetivos, mas as ‘notícias’ não são todas animadoras: partindo do princípio de que em Kiev o Dínamo vence o Maccabi Telavive, o FC Porto está obrigado a bater o Chelsea em Londres (quarta-feira, 19h45, SportTV 1); e também o Belenenses terá de ir ganhar fora, no caso ao terreno da Fiorentina (quinta, 20h05, SportTV 1), para se manter em prova, tendo ainda de conseguir uma margem de golos superior ao Lech Poznan se os polacos vencerem o Basileia.

Benfica, Sp. Braga e Sporting têm pela frente missões menos espinhosas. As águias só precisam de um ponto na receção ao Atlético Madrid (hoje às 19h45, RTP 1) para conquistar o grupo e evitar clubes mais fortes como Barcelona, Real Madrid ou Bayern Munique nos ‘oitavos’.

E na Liga Europa o mesmo resultado serve idêntico propósito aos minhotos na visita aos holandeses do Groningen (quinta, 18h, SportTV 1), já sem hipóteses de chegarem aos 16 avos de final.

Quanto aos leões, para conseguirem igual objetivo, é imperioso superar os turcos do Besiktas em Alvalade (quinta, 20h05, SIC).