Presidente da Fosun dado como incontactável

O presidente da Fosun foi dado como incontactável e as ações do grupo foram suspensas nas praças financeiras da China. Guo Guangchangterá sido detido pelas autoridades chinesas à chegada a Xangai num voo vindo de Hong Kong, avança a agência oficial chinesa Xinhua, citada pela Lusa.

Ainda não se sabe se o multimilionário está a ajudar numa investigação ou se o próprio está a ser investigado. Fonte da empresa não adiantou qualquer informação, dizendo apenas que informará a comunicação social se houver novidades.

Em comunicado, a empresa explicou que, tendo em conta as “informações sensíveis”, suspendeu temporariamente as negociações nas bolsas de Xangai, Hong Kong e Shenzhen.

Recorde-se que, em Portugal, a Fosun detém a seguradora Fidelidade, a Espírito Santo Saúde – atualmente Luz Saúde – e tem ainda uma participação de 5,3% na REN. A empresa foi também um dos candidatos à compra do Novo Banco.

Segundo dados da Forbes, Guo Guangchang tem uma fortuna avaliada em 6,61 mil milhões de euros e é o 11.º homem mais rico da China.