Presidenciais: Sondagem dá vitória a Marcelo na primeira volta

Marcelo Rebelo de Sousa deverá ganhar à primeira volta, nas presidenciais, e com larga margem em relação aos seus opositores. Estes são os resultados de uma sondagem da Universidade Católica para a Antena 1, RTP, JN e DN, divulgados esta sexta-feira pelo Diário de Notícias.

Presidenciais: Sondagem dá vitória a Marcelo na primeira volta

O antigo líder do PSD conta com 62% das intenções de voto. No caso de Sampaio da Nóvoa, por sua vez, a sondagem refere que apenas 15% dos portugueses tenciona votar no antigo reitor da Universidade de Lisboa e Maria de Belém conta com 14%. Marisa Matias têm apenas 3% das intenções de voto e Egar Silva 1%.

O resultado do professor é semelhante ao de Ramalho Eanes, na sua primeira candidatura a Belém em 1976. Só Mário Soares teve um melhor resultado, na sua segunda corrida à Presidência em 1991 – obteve 70,35% dos votos.

No caso de uma segunda volta de Marcelo com Maria de Belém ou Sampaio da Nóvoa, o social-democrata conta com 57% das intenções de voto contra 17% dos socialistas.

72% dos eleitores da coligação PSD/CDS tencionam votar em Marcelo Rebelo de Sousa. Surpreendentemente, o antigo comentador arrecada ainda votos de eleitores do PS, BE e CDU. No caso dos candidatos socialistas, Maria de Belém e Sampaio da Nóvoa têm cada um 18% das intenções de votos do eleitorado do PS.

40% dos inquiridos dizem-se indecisos. A maioria destes são de esquerda, facto que o DN explica pelo número de candidatos à esquerda ser muito superior aos de direita – cinco para um.

A sondagem revelou ainda que os portugueses não acreditam que António Costa se mantenha no poder por muito tempo e que caia com o próximo Presidente da República.