Sampaio da Nóvoa: depois do saca-rolhas, os portugueses conhecem o corpo do candidato

1.Sampaio da Nóvoa, dois dias depois de Marcelo Rebelo de Sousa, foi entrevistado pela SIC, no âmbito da série de entrevistas aos candidatos presidenciais. Foi esta entrevista esclarecedora? Completamente: esclareceu – se dúvidas ainda subsistissem – que Sampaio da Nóvoa é uma pessoa muito simpática, uma pessoa culta –mas que não tem perfil, muito menos…

2.Para ilustrar a vacuidade política de Sampaio da Nóvoa, basta referir o seguinte: a frase da entrevista à SIC que mais foi citada nas redes sociais e nos sites de política nacionais foi “ o meu corpo é todo de Valença; todo o corpo respira Valença; sou Valença por todos os lados”. Nós não queríamos acreditar que o candidato Sampaio da Nóvoa tenha proferido tais palavras; julgávamos que tudo não passaria de uma citação incorrecta e manipulada (justificada pela tentação de criar notícias) dos usuários de redes sociais ou de jornalistas. Mas não: Sampaio da Nóvoa referiu expressamente tais palavras. Parecia quase um “Tratado de Anatomia de António Sampaio da Nóvoa”! Por favor, Sampaio da Nóvoa: dispense-nos dos pormenores do  seu corpo! Reserve a sua anatomia para si – tenho a certeza que os seus apoiantes também não estão interessados em saber o que o seu corpo respira! Já sabemos que todo o seu corpo é Valença – basta essa informação. Poupe-nos os pormenores sobre a sua anatomia e a génese da sua anatomia.

3.Já agora, já que estamos em momento de confissões anatómicas, nós também sentimo-nos inspirados a revelar pormenores sobre a nossa anatomia. Podemos dizer que o nosso corpo respira…atenção, suspense…respira…prepare-se para a revelação….a convicção que Sampaio da Nóvoa vai perder largamente nas eleições de dia 24 de Janeiro. E por uma larga margem: não vai chegar sequer aos 15%. O nosso corpo, todo ele, respira que Sampaio da Nóvoa é um candidato perdedor. Respiramos, por todos os lados, que Sampaio da Nóvoa é um erro de casting político. É muito simpático –mas simpáticos são a grande maioria dos portugueses. E nem todos temos perfil para Presidente da República: e Sampaio da Nóvoa – certamente! – não tem perfil para Presidente da República.

4. Na entrevista, para além desta tirada anatómica, Sampaio da Nóvoa mostrou, que não obstante toda a sua simpatia, é um candidato sem palavra. Porquê? Porque Sampaio da Nóvoa é um verdadeiro cata-vento: muda de opinião política e de estratégia, conforme as conveniências e os contextos. Sampaio da Nóvoa teve o descaramento de dizer que a sua candidatura é supra-partidária, inclusiva e que não se resume à esquerda ou à direita. Pois bem, há poucas semanas, o mesmo Sampaio da Nóvoa criticou o Governo Passos Coelho a quem imputou as responsabilidades pela taxa de desemprego, pela pobreza, pela miséria infantil, pela falta de oportunidades dos jovens, pelo Benfica não estar em primeiro lugar, por o Sol não brilhar, enfim, por tudo. Sampaio da Nóvoa tem praticamente todo o Governo de António Costa a apoiá-lo. Sampaio da Nóvoa esteve no Congresso do PS a apoiar António Costa! Sampaio da Nóvoa esteve no Congresso das esquerdas e apelou à unidade das esquerdas!

5.Mais: Sampaio da Nóvoa tomou posição, a seguir às eleições de 4 de Outubro, no sentido de Cavaco Silva dar de imediato posse ao Governo liderado por Costa, com o apoio do BE e do PCP. E prometeu, caso ganhasse as presidenciais, dar de imediato posse ao Governo de António Costa – logo, que afastaria Pedro Passos Coelho sem pestanejar. E agora, Sampaio da Nóvoa tem o descaramento de dizer que apoiaria qualquer Governo, fosse ele de esquerda ou de direita? Das duas, uma: ou Sampaio da Nóvoa está a brincar com os portugueses; ou Sampaio da Nóvoa não se leva a sério. Qualquer uma das suas hipóteses, é gravíssima! E desqualificam politicamente o candidato.

6.Já nem colocamos a hipótese de Sampaio da Nóvoa, tal como os outros políticos que ele critica, faltar à verdade aos portugueses tantas vezes que, às tantas, nem se apercebe que está a mentir. Sampaio da Nóvoa, afinal, é um político igual aos outros – dá tantas piruetas e muda de convicções de acordo com as circunstâncias como todos os outros. Não vamos, porém, por esse caminho. Temos a certeza, no entanto, do seguinte: Sampaio da Nóvoa é o candidato de facção, de um lado político – da extrema-esquerda até ao extremo-PS. Sampaio da Nóvoa é o candidato oficial do MRPP, vai ser o candidato do PCP e de António Costa.

Por falar no apoio do PCP, podemos dizer que o PCP e Sampaio da Nóvoa estão a faltar à verdade aos portugueses. Podemos aqui afirmar, de fonte segura, que já se estabeleceram contactos (mais do que uma ou duas vezes) entre os responsáveis da campanha de Sampaio da Nóvoa e responsáveis da campanha de Edgar Silva, o candidato comunista. Está a ser cozinhada mais uma golpada: a desistência de Edgar Silva, lá para o final do mês, para apoiar Sampaio da Nóvoa. É na secretaria que os maoístas do MRPP (partido que apoio oficialmente Nóvoa), o PCP e o extremo-PS de António Costa gostam de ganhar…Mas, desta feita, nem na secretaria vão ter hipóteses…O povo português é muito mais inteligente e sabedor do que Sampaio da Nóvoa, o MRPP e o PS/PCP, julgam.

7.Para a história fica o seguinte: Sampaio da Nóvoa afirmou que nunca propôs ao PCP a desistência do seu candidato. Vamos ver se assim será…Não tenhamos dúvidas: Sampaio da Nóvoa é, pela primeira vez desde há muito, um candidato preso a um Governo e aos partidos que o apoiam. Sampaio da Nóvoa quer ser o núncio, o representante sem poderes de António Costa e os extremistas do PCP e do MRPP nas presidenciais. O Sampaio é Nóvoa – mas a sua campanha é uma “Névoa”. Nota negativa para o seu desempenho na entrevista à SIC. Não há nada pior que a mentira…