O que não deve esquecer quando faz compras online

Numa altura em que as prendas de Natal são uma preocupação e que os centros comerciais somam filas nas várias lojas, as compras online ganham destaque.

De acordo com a Eurostat, há cada vez mais consumidores a optarem por esta possibilidade. Mas há cuidados que não devem ser esquecidos.

É verdade que em Portugal a média de pessoas que optam por fazer compras pela Internet é muito diferente da do resto da Europa, onde cerca de duas pessoas já vez pelo menos uma compra online. Mas mesmo assim há conselhos que não devem ser ignorados.

Por isso, o “Jornal de Negócios” fez uma selecção de dicas que devem ser tidas em conta:

– Antes de efetuar uma compra deve pesquisar sobre a entidade para ter a garantia de que esta é de confiança. Tente perceber em fóruns ou através de amigos se conhecem a marca.

– Tenha em atenção os dados pessoais que está a disponibilizar. Isto porque nesta altura é possível que as actividades de roubo de identidade aumentem.

– Opte pelo pagamento à cobrança, sempre que for possível. Lembre-se que se não houver essa opção tem a hipótese de fazer uma transacção num ATM, através do MBNet, assim os dados do seu cartão não são fornecidos ao vendedor.

– Não se esqueça de guardar os comprovativos. Os e-mails trocados com o vendedor também devem ser guardados.

Recorde-se que, de acordo com um estudo desenvolvido pela SIBS, gestora da rede Multibanco, as compras de Internet subiram nos últimos cinco anos 1,5 milhões de euros, o que dá uma média de 375 milhões por ano.