Alegre vai encabeçar lista do PS ao Conselho de Estado

A lista do PS ao Conselho de Estado será liderada por Manuel Alegre, revelou ontem Marques Mendes durante o seu habitual espaço de comentário na SIC.

Os outros dois lugares que o PS tem direito a indicar para o órgão consultivo do Presidente da República serão entregues a representantes do BE e do PCP. Já o PSD, além de Pinto Balsemão, como o SOL revelou, deverá indicar uma figura do CDS que poderá não ser o líder, Paulo Portas, mas sim uma figura ou "um senador do CDS".

'Presidenciais atípicas'

Comentando as entrevistas dadas na última semana à SIC por Marcelo Rebelo de Sousa, Sampaio da Nóvoa e Maria de Belém, bem como as duas sondagens que deram o primeiro a ganhar folgadamente (com 55% a 62% das intenções de voto), Marques Mendes defendeu que as presidenciais de 24 de janeiro serão umas "eleições atípicas".

"Estas eleições presidenciais serão as menos partidarizadas de sempre. Repare que, nessas sondagens, Marcelo tem mais votos entre os eleitores do PS do que Maria de Belém ou Sampaio da Nóvoa. Mais: Marcelo obtém à volta de 30% no eleitorado do PS e do Bloco", explicou, lembrando que uma das razões de isso acontecer é que "os candidatos surgiram por si e não pelos partidos". Além disso, exceto Marisa Matias (BE) e Edgar Silva (PCP), nenhum dos outros tem o apoio declarado de um partido (o PS decidiu não apoiar nenhum candidato, enquanto PSD e CDS "recomendam" preferencialmente o voto em Marcelo).

paula.azevedo@sol.pt