Banif: ‘É possível que tenhamos de pedir ajuda internacional’, diz César das Neves

João César das Neves afirmou, esta segunda-feira, que, caso o buraco do Banif seja “demasiado grande” para o sistema financeiro português, Portugal poderá ter de pedir um resgate financeiro.

"É possível que tenhamos de pedir ajuda internacional (…), porque os números que estão a ser falados começam a ser muito grandes para o sistema português", afirmou o economista à Lusa. Nesta situação, os impactos serão suportados, numa primeira fase, pelos contribuintes europeus.

Ainda assim, o professor da Universidade Católica não descarta a possibilidade de que haja custos para os contribuintes portugueses. Recorde-se que, em 2012, o Banif recebeu 1.100 milhões de euros de dinheiro público.

Relativamente à estabilidade do sistema financeiro português, César das Neves acredita que este não está em causa, assim como os depósitos, mas realçou a importância de uma "resolução clara" para a instituição bancária. O economista disse ainda que é necessário saber "o tamanho do buraco, onde está e quem paga", já que tudo isto provoca "uma grande insegurança nas pessoas em geral e nos bancos".

Esta segunda-feira, as ações do Banif encerraram o dia a perder 42,86% para 0,0008 euros (0,8 cêntimos), um novo mínimo histórico. O Ministério das Finanças emitiu, esta madrugada, uma nota a afirmar que está a acompanhar a situação do Banif.