Maria de Belém concentra ataques em Marcelo

Aconselhada a ser mais dura com o candidato que aparece em vantagem nas sondagens, Maria de Belém tem apostado em criticar Marcelo Rebelo de Sousa. O Facebook oficial da sua candidatura é o retrato de uma estratégia que tem sido desenhada pelos seus conselheiros mais próximos e que passa por confrontar o candidato do centro-direita…

Maria de Belém concentra ataques em Marcelo

Entrando na página Belém 2016, o post mais recente desta terça-feira é ilustrativo desta orientação da campanha, que tem como grande objetivo desgastar Marcelo e tornar mais provável uma segunda volta numa altura em que as sondagens mostram que o antigo comentador pode mesmo ganhar à primeira volta.

“Candidata à Presidência da República critica Marcelo Rebelo de Sousa e diz que o ex-comentador "passa a vida a fazer de conta que não é político"”. O destaque é feito pela candidatura de Maria de Belém Roseira, com um link para uma entrevista da candidata à TVI, posto online às 15h30 de hoje.

Duas horas antes, a mesma página do Facebook puxava por uma reação de Belém à entrevista que Rebelo de Sousa deu no sábado ao Expresso.

“Marcelo revelou excesso de confiança que em democracia nunca deve existir, nós não somos donos dos votos de ninguém", é a frase escolhida pela página oficial da candidata militante do PS, que criticava o facto de Marcelo dar como certo que seria Presidente da República “dentro de semanas”.

Todos unidos contra Marcelo

A estratégia já tinha, de resto, sido avançada no sábado ao i por um dos conselheiros mais influentes de Maria de Belém, que considerava essencial recuperar o passado de Marcelo Rebelo de Sousa. Mais: defendia que esse esforço de confrontar Rebelo de Sousa com o seu percurso político devia ser usado por todos os candidatos à esquerda, que se deveriam concentrar em conseguir uma segunda volta nas presidenciais.

No domingo, foi a vez de Vasco Lourenço – apoiante de Sampaio da Nóvoa – dizer ao i que era necessário “desmascar” Marcelo.

“Eu conheço o Marcelo há muito tempo e não tenho dúvidas nenhumas de que ele não é um homem de confiança”, dizia ao i o capitão de Abril, em linha com o que tem sido definido na campanha de Maria de Belém para unir esforços à esquerda contra o candidato apoiado por PSD e CDS.