Concertação Social: parceiros ‘já aceitaram os 530 euros’ de salário mínimo

O ministro do Trabalho e Segurança Social Vieira da Silva anunciou esta terça-feira, à saída da reunião em Concertação Social, que os “parceiros já aceitaram os 530 euros” de salário mínimo para 2016, lê-se no site do Expresso.

No entanto, o assunto volta à concertação social na próxima semana, já que “ainda faltam algumas arestas serem ultrapassadas”, revelou o ministro.

“O mais significativo é que o salário mínimo reuniu entendimento para que os 530 euros entrassem em vigor já no dia 1 de janeiro. (…) Não tendo havido acordo formal, o lado empresarial [da reunião] mostrou disponibilidade”, afirmou Vieira da Silva.

Redução da TSU sem ‘um acordo unânime’

O ministro do Trabalho e Segurança Social explicou também que “o Governo aceitou que as empresas que têm trabalhadores que auferem o SMN possam ter, transitoriamente e como medida excecional, uma redução a TSU".

Não houve “um acordo unânime” entre os parceiros sobre a redução de 0,75 pontos percentuais de contribuição das empresas para a Segurança Social, estando por isso marcada uma nova reunião para a próxima segunda-feira, explicou Vieira da Silva.

 O ministro reforçou ainda que, em caso de não haver um acordo unânime entre Governo, patrões e sindicatos, cabe ao Executivo a última palavra sobre o assunto.

Notícia atualizada às 19h48