Dormir pouco afeta (muito) a sua saúde. Aqui ficam 8 exemplos

Estar deitado na cama, ou no sofá, a ver mais um episódio da sua série favorita, ou a dar mais uma olhadela no Facebook, ou ainda a ler apenas mais um capítulo. Esta é a história de muitas pessoas todas as noites e, quando damos por nós, já só temos cinco ou seis horas de sono até o (maldito!) despertador tocar. 

Que dormir pouco faz mal à saúde, toda a gente sabe. Mas será que sabe exatamente o efeito que as poucas horas de sono têm na sua saúde?

O Business Insider consultou vários artigos científicos e compilou diversos efeitos que a falta de sono faz à sua saúde:

1. Constipações

Agora que está a chegar o inverno, isto pode ser uma notícia preocupante. Um estudo realizado em 164 pessoas revelou que aquelas que dormem menos de cinco horas por noite têm uma maior probabilidade de apanhar uma constipação, em comparação com quem dorme sete horas ou mais. Ainda que andar agasalhado possa ajudar, não se esqueça de acrescentar umas horas de sono.

2. Problemas abdominais

Já ouviu falar na doença inflamatória intestinal? São inflamações que ocorrem no cólon e intestino delgado. Dormir pouco pode não só aumentar o risco de contrair esta doença mas, caso já a tenha, acentuar os sintomas. Poucas horas de sono podem ainda aumentar o refluxo.

3. Dificuldades de aprendizagem

Não é à toa que os pais obrigam as crianças a deitarem-se cedo. Deitar tarde e cedo erguer interfere com a memória e a capacidade de processar novas informações. Muitos especialistas já recomendaram que se comece a entrar mais tarde nos empregos e nas escolas para ter a certeza que as pessoas dormem horas suficientes.  

4. Irritabilidade e alterações de humor

Já reparou que nos dias em que dorme menos tem menos paciência ou que se sente mais incomodado com determinadas coisas? Não é à toa. Experimente deitar-se mais cedo e vai ver que as coisas vão começar a parecer-lhe mais simples.

5. Dores de cabeça

Vários estudos já demonstraram a ligação entre uma noite mal dormida e dores de cabeça, enxaquecas e apneia.

6. Líbido reduzida

As horas de sono também têm influência na sua vida sexual. Ao dormir mais horas por noite está a promover o desejo sexual e as respostas dos órgãos genitais. Aparentemente também tem um papel importante no que toca à quantidade de vezes que tem relações sexuais com o seu parceiro.

7. Visão debilitada

Visão em túnel, visão dupla e visão turva são apenas alguns dos sintomas que podem estar ligados à falta de sono.

8. Aumento de peso

Estudos comprovaram que as pessoas têm maior tendência a comer, especialmente comida pouco saudável, quando dormem pouco – especialmente no caso das crianças. Por isso tenha atenção àquilo que come e procure sempre fazer escolhas saudáveis.