FC Porto: Rui Rio fala em situação ‘ridícula’

Rui Rio e os restantes comentadores da “Quadratura” lamentam em directo atitude do FC Porto.

FC Porto: Rui Rio fala em situação ‘ridícula’

Situação "lamentável”, “ridícula” e “triste”. Foi desta forma que os comentadores da “Quadratura do Círculo” adjectivaram ontem, no início da emissão especial do programa, a razão pela qual a transmissão – marcada há meses para o Pavilhão Dragão Caixa – teve de mudar, à última hora, para a Alfândega do Porto.

Rui Rio, o ex-presidente da Câmara do Porto, considerou que “foi um episódio lamentável” e felicitou a SIC pela decisão de manter os convidados e a conferência. No entanto, Rui Rio escusou-se a alimentar mais polémicas com o FC Porto: “Devemos olhar para a parte positiva e não para a negativa. Não quero alimentar uma polémica que recua a coisas que já se passaram para aí há 13 anos.”

A opinião dos comentadores fixos do programa seguiu a mesma linha. Jorge Coelho disse que a atitude do FC Porto foi “um acontecimento do século passado” e para António Lobo Xavier foi uma situação “ridícula” e “triste”.

O programa de comentário político moderado por Carlos Andrade é habitualmente emitido pela SIC Notícias às quintas-feiras à noite. Excepcionalmente ontem de manhã abriu a conferência “Portugal 2016: O Futuro do País e das Empresas” em directo da Alfândega do Porto. A emissão do programa estava no entanto agendada há meses pela SIC para o equipamento desportivo do FC Porto Dragão Caixa. Na véspera da emissão (segunda-feira), durante a instalação dos equipamentos necessários à transmissão televisiva no pavilhão, os responsáveis da Porto Comercial SAD comunicaram aos membros da SIC que Rui Rio – convidado à última hora para substituir o habitual comentador José Pacheco Pereira – estava proibido de entrar no espaço do clube.

 A direcção da SIC Notícias recusou a imposição por considerar, em comunicado, que esta proibição era “uma interferência abusiva” na linha editorial do canal. “Por óbvios motivos éticos, de independência e de transparência para com os telespectadores”, a SIC Notícias decidiu manter não só a conferência como “todos os convidados”, mudando apenas o local.

SOL