4 maneiras de lidar com a rejeição

A dor da rejeição é das mais difíceis de ultrapassar. Claro que a maneira como se lida com estas situações varia de pessoa para pessoa, mas não quer dizer que seja tarefa fácil.

E não estamos só de uma rejeição amorosa, seja o fim de uma relação seja gostar de uma pessoa e não ser correspondido. Não ser aceite após uma entrevista de emprego, não ser convidado para o jantar de um amigo, ter a sensação que é criticado em tudo o que faz são alguns exemplos de outras formas de rejeição.

Mas uma coisa é certa: não há como evitá-la. Em algum momento da vida vai ser rejeitado e o melhor é estar preparado. A consultora e professora na Suffolk Universit, Beverly D. Flaxington, dá-lhe algumas dicas para lidar esta questão:

1. Auto-confiança é essencial

Que a auto-confiança é muito importante, isso qualquer pessoa sabe. Mas ‘saber’ não significa ‘ter’ e há muitas pessoas que acham que não têm qualquer valor.

Para ganhar alguma auto-confiança, o ideal é começar por coisas simples. Por exemplo, todos os dias faça uma lista de três ou quatro coisas que tenha feito bem naquele dia. E não pense apenas nelas, escreva-as e releia-as antes de se deitar e no dia seguinte ao acordar.

As coisas positivas que fazemos na nossa vida podem ser fáceis de esquecer e para quem precisa de auto-confiança, é importante que se mantenham frescas na sua memória.

2. Páre de se recriminar

Para muitos, a rejeição é apenas a confirmação da ideia negativa que têm de si e isso não vai mudar se estiver constantemente a recriminar-se. Acabe com os pensamentos do estilo “isto é culpa minha” ou “o que é que eu tenho de errado?” porque isso não leva a lado nenhum.

Lembre-se que até as pessoas mais bem-sucedidas ou mais felizes já foram rejeitadas e aquilo que as distingue é a maneira como lidam com a situação. Aceite o que lhe aconteceu, comece a prestar atenção àquilo que diz a si mesmo e opte por palavras de auto-encorajamento.

3. Lembre-se: tudo passa

Por mais em baixo que se sinta, lembre-se: não, não é um fracasso. Está apenas a passar por um mau momento, que isto não o define e que, eventualmente, há-de passar. Opte antes por pensar em tudo aquilo que já conseguiu fazer ao longa da sua vida, porque são esses bons momentos que vale a pena recordar.

4. Aprenda a ultrapassar a situação

Reforcemos aqui uma ideia: ninguém disse que lidar com uma rejeição é fácil e é normal que se sinta mal. Portanto, se for preciso, chore, grite e não fale com ninguém, mas não para sempre. Aliás, imponha um limite temporal a si mesmo para fazer o ‘luto’. Por exemplo, pense: “Eu vou chorar tudo o que tenho para chorar até ao final da semana e depois vou continuar com a minha vida”.